Capa da Veja de dezembro de 2006: eletrônicos mais desejados no Natal

Eletrônicos na vida das pessoas

 
Os eletrônicos sempre foram um sonho de consumo das pessoas e o natal é o principal evento comemorativo que o consumidor faz novas aquisições e presenteia filhos, pais, cônjuges e outros parentes como forma de demonstração de afeição.

Quantas crianças aguardam ansiosamente o Papai Noel trazer o seu console de video game ou o smartphone? Apesar dessa imagem ser bastante explorada nas propagandas, os adultos também se preseteiam com eletrônicos, mesmo quando não aprenderão a usar todos os recursos que o aparelho oferece. No entanto, pode ser apenas para estatus social.

Antes do Motorola Razr V3 chegar, celular era utilizado apenas por necessidade de fazer ligações ou envio de mensagens de texto quando não se tinha acesso em um telefone fixo. Após o V3, estes aparelhos se tornaram sinônimo de estatus social por ter um design elegante, arrojado e fino. Devido ao preço alto das ligações, muitas pessoas não tinham condições de manter os créditos em dia ou um plano, mas possuíam o aparelho.
 
O V3 foi lançado em 2004 e é hoje o sétimo celular mais vendido da história com 140 milhões de unidades comercializadas. 
 

Os eletrônicos mais desejados no Natal de 2006

 

capa revista veja dezembro 2006 eletrônicos mais desejados
Capa da revista Veja de dezembro 2006: eletrônicos mais desejados

Como pode ver da imagem acima, na cintura do Papai Noel há um iPod que também revolucionou o mercado fonográfico por facilitar a compra de músicas na loja por preços bastante acessíveis. Ouvir a música dependia da compra de CDs ou pegar emprestado dos conhecidos para fazer cópias.

Não existia Spotify, mas existia plataformas piratas para donwload de músicas P2P como o Kazaa e eMule que eram controlados por empresas e constantamente processados por artistas e gravadoras devido à ilegalidade no compartilhamento de músicas. Outra forma mais demorada de ouvir a música era manter o rádio sempre ligado. 
 
O iPod resumiu todo este trabalho ao disponibilizar as músicas no iTunes Music Store e em um aparelho bastante bonito e portátil. Era inimaginável ouvir músicas em um dispositivo, mas a Apple conseguiu fazer isso através do iPod com uma interface simples que qualquer pessoa poderia manusear. 

O clássico painel circular com troca de músicas, play/pause e menu barra circular de troca de músicas foi apresentado no primeiro iPod. Mesmo que hoje os aparelhos tenham o painel de tarefas incorporado no touch, naquela época era na com botões. O primeiro iPod foi lançado em 2001.

Abaixo é comentado cada uma das linhas que a Revista Veja enumerou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 - O GPS se tornava popular. Você deve lembrar usava mapas impressos para chegar em lugares distantes e desconhecidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 - Tecnologias vestíveis já era abordado. Os tênis com chips pode não ter dado certo, mas os smartwatches já fazem o monitoramento da saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3 - Está escrito projetor digital porque em 2006 se usava o retroprojetor que é um jogo de espelhos com uma lâmpada e projetava a impressão de uma folha transparente na parede... uma tecnologia analógica. Muito usado em colégios e universidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4 - Telões de TVs de LCD e plasma. Estas ainda não tinham superado o número de vendas das TVs de CRT, só em 2007 que aconteceria. A "TVzona" de tubo de 29" era a rainha do lar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5 - Em 2006 já existiam smartphones e o iPhone não foi o primeiro. Aliás, o seu lançamento foi motivo de piada por estar condicionado a um contrato com a operadora AT&T. O iPhone foi revolucionário porque foi acompanhado da loja de aplicativos (App Store) e por ter incorporado outros recursos do iPod.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6 - Laptopos é um termo usado mais no exterior. No Brasil é notebook. No dia 1 de dezembro de 2006 o dólar estava em R$ 2,166 na compra. Como deve saber, essa moeda influencia o preço final dos eletrônicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7 - Os 150 aparelhos de última geração devem estar já defasados. Não tivemos acesso à lista que a revista enumerou.
 
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. Precisa de peças usadas? Visite nosso site Info Usado.

 
Márcio

Comentários