A placa de video é compatível com seu PC?

Olá.

A pergunta do título deste artigo é feita frequentemente nos videos hospedados no Youtube pela Info Usado e raramente são feitas no chat ou WhatsApp da loja. O motivo é porque o Youtube é o segundo canal de pesquisa mais utilizado no mundo e só perde para o Google. Muito importante ter uma conta da sua empresa (ou canal pessoal) no Youtube.

Vamos ao que importa.

Antes de tudo, barramento são conjuntos de pinos de uma placa-mãe onde conecta-se placas de expansão e hoje você conhecerá o barramento próprio para placas de video, a PCI Express x16 (PCIe x16). Outros exemplos são os barramentos das memórias RAMs DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4, PCIs onde conectam placas de rede antigas 10/100.

As placas-mães tem o barramento fêmea e as placas de expansão barramento macho.

Quase todas placas de video atuais tem barramento PCIe x16, e mesmo assim, são compatíveis com placas-mães antigas com barramento de memória RAM DDR2 e soquete de processadores 775 (Intel) ou AM2 (AMD). Isso se dá porque estas placas-mães vieram de fábrica com a PCIe x16 1.0.

A imagem abaixo mostra uma PCIe x16 amarela de uma placa-mãe 775 e DDR2. O barramento do lado direito também amarelo e menor é uma PCIe x1. É nela que são conectadas as placas de rede, por exemplo.




A seguir, temos uma PCIe x16 de uma placa-mãe da Asus com soquete 1150 e DDR3. A diferença dela com a de cima é aceitar placas de video PCIe x16 com versão 3.0, enquanto que, o primeiro exemplo aceita apenas versões PCIe x16 1.0. Mesmo que tenham versões diferentes, placas-mães com PCIe x16 1.0 aceitam placas de video PCIe x16 3.0

 



Agora, vamos para as placas de video. A imagem abaixo é também de uma placa de video antiga, no caso, uma NVidia GeForce 7200GS de 512Mb e 64bits. Como pode ver, o barramento é também PCIe x16. No site da fabricante não é informado, mas é provável que a versão do PCIe x16 dela seja 1.0.


E qual é a versão da NVidia GeForce GTX 760 4GB? É 3.0 e também PCIe x16. Veja: 




Notadamente, a versão 3.0 é melhor que as anteriores por ser mais atual e alcançar taxas de transferência de 32Gb por segundo. A versão 2.0 pode entregar 8Gb/s e a 1.0 4Gb/s. Mas isso não é perceptível a olho nu para a grande maioria dos usuários, mesmo que se comparar placa-mãe e placa de video 3.0 com um conjunto 1.0.

Agora você aprenderá a buscar a informação de compatibilidade sozinho. Será usado como exemplo uma pergunta feita por um usuário. Obviamente, o nome dele foi ocultado em respeito à sua privacidade.



Comecemos com a placa-mãe. Acesse o datasheet da Gigabyte GA-945GZM-S2 (aqui ensina como acessar o datasheet, 4° parágrafo). Este modelo tem diferentes versões e a informação abaixo foi retirada da revisão 3. Vá em Especificação e veja em Slots de Expansão. Slot é uma palavra inglesa, é o mesmo que barramento.



Viu que ela tem o barramento PCIe x16? Ótimo. Isso quer dizer que esta placa-mãe aceita placas de video PCIe x16 mesmo que sejam da versão 3.0. Mas e aquele x4, o que é? Significa que a entrega de transferência de dados não chegará no limite máximo da versão 1.0 que é de 4Gb/s, mas pode entregar 1/4 do desempenho.

Agora, é conferir as especificações da placa de video GTX 550 TI. Veja que o barramento é também PCIe x16 versão 2.0. A print abaixo foi retirada do site da fabricante.



Logo, conclui-se que placa-mãe e placa de video são compatíveis e juntas irão rodar jogos dentro de suas limitações.

Um detalhe pertinente... não significa que todas as placas de video e placas-mães são PCIe x16. Existem modelos antigos que são barramento AGP.

Precisa de peças usadas, confiáveis e de procedência para PC? Visite a Info Usado em www.infousado.com.br


Márcio

Comentários