DICA DE REPARO - Placa-mãe Asus P8H61-M LX não ligava

Olá!

A revisão da placa-mãe Asus P8H6-M LX é 1.01. Placas com diferentes revisões muda pouca coisa entre si como posições diferentes de capacitores. Apenas uma curiosidade para quem possa ter esta dúvida.

Vamos ao que importa!

Conforme está no título, a placa-mãe não ligava e nem o led stand by acendia. Além do mais, o circuito integrado (CI) de audio Realtek ALC887 tinha um furo, sinal de foi atingido por alta corrente de curto. Esse CI já era.




Atente-se que, os CIs de audio, são incomuns de queimarem deste modo. Ocorre mais com os CIs rede porque são ligados por um cabo e podem receber descargas elétricas.

Um capacitor cerâmico ao lado do CI ALC887, aparentemente, estava em curto. Ao removê-lo, identificou-se que não era ele, e sim a placa-mãe. Tanto os fios verde (power on) e roxo (stand by) da fonte tinham 2V, o curto era violento. A tensão normal para ambos é de 5V.

Como não esquentava nenhum componente e sem esquema, a atenção foi direta para os componentes SMD de entrada dos 5V stand by como transistores de junção bipolar, MOSFETs e diodos. Geralmente, ficam junto do conector de 24 pinos.

Um diodo e um transistor estavam em curto, o primeiro estava carbonizado. Substituídos, tudo voltou ao normal e a placa-mãe ligou. O reparo foi facilitado com ajuda da fonte assimétrica. Como esses componentes não tem um código preciso, a tensão de 1,5V da assimétrica ajudava a conferir o comportamento do componente substituto. Logo, se a corrente subia era sinal de foi escolhido o componente errado.





Por sorte, foi de primeira o acerto. Para fecharmos a postagem, SMD é uma sigla e de Surface Mounted Device e são os componentes soldados na parte superior de placas como o próprio CI Realtek ALC887, a tradução seria como dispositivo montado na superfície. O oposto de SMD é o PTH e significa Pin Through Hole, ou seja, pino através de um furo. O capacitor eletrolítico é um PTH, seus teriminais são soldados na parte de baixo da placa.

Precisa de peças para informática? Visite a Info Usado em https://www.infousado.com.br/


Márcio

Comentários