Placa-mãe Asus P8H61-M LX não ligava. Como resolver?

Primeira atualização: 4/7/2023

Problema no CI de áudio foi o que prejudicava a placa-mãe ligar

A revisão da placa-mãe Asus P8H6-M LX é 1.01. Placas com diferentes revisões podem ter os componentes em posições diferentes na placa.

Vamos ao que importa!

Conforme está no título, a placa-mãe não ligava e nem mesmo o LED stand by acendia. Além do mais, o circuito integrado (CI) de audio Realtek ALC887 tinha um furo, sinal de foi atingido por alta corrente de curto. Esse CI já era.

 

Realtek ALC887
Realtek ALC887

Atente-se que, os CIs de áudio, são incomuns de queimarem deste modo. Ocorre mais com os CIs rede porque são ligados por um cabo e podem receber descargas atmosféricas.

Um capacitor cerâmico ao lado do CI ALC887, aparentemente, estava em curto. Ao removê-lo, identificou-se que não era ele, e sim a placa-mãe. Tanto os fios verde (power on) e roxo (stand by) da fonte tinham 2V, o curto era violento. A tensão normal para ambos é de 5V.

Como não esquentava nenhum componente, a atenção foi direta para os componentes SMD de entrada dos 5V stand by como transistores de junção bipolar, MOSFETs e diodos. Geralmente, ficam junto do conector de 24 pinos.

Um diodo e um transistor estavam em curto, o primeiro estava carbonizado. Substituídos, tudo voltou ao normal e a placa-mãe ligou. O reparo foi facilitado com ajuda da fonte assimétrica. Como esses componentes não tem um código preciso, a tensão de 1,5V da assimétrica ajudava a conferir o comportamento do componente substituto. Logo, se a corrente subia era sinal de foi escolhido o componente errado.


Placa-mãe real do conserto: Asus P8H6-M LX versão 1.01
Placa-mãe real do conserto: Asus P8H6-M LX versão 1.01


Por sorte, foi de primeira o acerto. Para fecharmos a postagem, SMD é uma sigla e de Surface Mounted Device e são os componentes soldados na parte superior de placas como o próprio CI Realtek ALC887.

A tradução seria como dispositivo montado na superfície. O oposto de SMD é o PTH e significa Pin Through Hole, ou seja, pino através de um furo. O capacitor eletrolítico é um PTH, seus teriminais são soldados na parte de baixo da placa.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?