Como saber se placa-mãe e memória RAM são compatíveis?

Primeira atualização: 4/7/2023

O mapa da minha é o manual da placa-mãe que pode ser encontrado facilmente. Nele estão todas as informações de compatibilidade necessárias

Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe?
Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe?

"Esta memória RAM é compatível com a minha placa-mãe?"

Pergunta muito comum de se receber nos canais de atendimento da Info Usado.

Hoje, você irá descobrir como é fácil encontrar a resposta. As memórias RAMs mais vendidas no comércio são a DDR, DDR2, DDR3 e DDR4.

Antes, intifique se placa-mãe e memória RAM tem o mesmo barramento. Por exemplo, DDR2 é compatível apenas com DDR2 e assim para os demais barramentos. E obviamente, se tiver em mãos um módulo DDR2, ele não dará certo na placa-mãe DDR3. Cada barramento tem um chanfrado e pinagem diferente que não se encaixam em modelos diferentes.

Vamos utilizar modelos reais.

1 - Placa Mãe Asus M2N-MX SE Plus

Vamos começar pela Asus M2N-MX SE Plus. Procure na internet o modelo da placa-mãe e acesse o site da fabricante. Já no site da fabricante, conforme imagem abaixo, olhe ao lado esquerdo e verá que já está escrito: 2xDIMMs DDR2 1066/800/667/533.

Página inicial da M2N-MX SE Plus no site da fabricante
Página inicial da M2N-MX SE Plus no site da fabricante

Significa que a Asus M2N-MX SE Plus aceita módulos DDR2 e com as frequências de 533Mhz até 1066Mhz, nada além disso. Se deseja saber a capacidade máxima da placa-mãe, clique lá em cima em Especificações.

Na página seguinte, desça um pouco e verá a linha Memória. Além das informações anteriores, aqui você verá que aceita no máximo 4Gb. Os requisitos dual channel, memórias não-ECC e memória sem buffer serão tratados mais futuramente em outro artigo.

Especificações da Asus M2N-MX SE Plus
Especificações da Asus M2N-MX SE Plus

As marcas das placas-mães também criam uma Lista Padrão de Vendedores Qualificados, ou seja, as memórias RAMs confiáveis para serem usadas. Para chegar até esta lista, clique na aba Suporte e irá a uma nova janela com a coluna Informação selecionada. Clique em Suporte CPU / Memória e em Suporte de Memória/Dispositivo.

 

Suporte da Asus M2N-MX SE Plus
Suporte da Asus M2N-MX SE Plus

Nesta página, baixe o arquivo "Versão - 2008/07/21 Atualizar 39.14 KBytes M2N-MX SE_Plus Memory QVL". Descompacte e acesse o PDF. A lista será parecida como o print abaixo:

Lista das memórias RAMs compatíveis com a Asus M2N-MX SE Plus
Lista das memórias RAMs compatíveis com a Asus M2N-MX SE Plus

 

Alguns modelos de placas-mães possuem formas diferentes de visualizar as especificações. Abaixo, iremos ver com outra placa-mãe de fabricante diferente.

 

2 - Placa Mãe ASRock AM1B-M

Já na página do datasheet do modelo, você observa que a placa-mãe suporta pentes DDR3 de no máximo 32gb, dois módulos (2 x DIMM slots) e frequência de até 1600Mhz. Quer ver a Lista Padrão de Vendedores Qualificados de memórias RAMs que a ASRock criou para a AM1B-M? Vamos lá.

Página inicial da ASRock AM1B-M
Página inicial da ASRock AM1B-M


Ao descer a página, você verá que a terceira linha Memory tem especificações mais detalhadas da memória RAM que este modelo suporta.

Seção memória da ASRock AM1B-M
Seção memória da ASRock AM1B-M


Clique em Support e selecione Memory QVL e voilà, a lista surgirá.

Seção suporte da ASRock AM1B-M
Seção suporte da ASRock AM1B-M

 

Com as duas formas acima você conseguirá identificar quais memórias RAMs são compatíveis com sua placa-mãe.


Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?