Aprenda eletrônica com um circuito simples de carregador de bateria

Primeira atualização: 4/7/2023

Aprenda eletrônica com um circuito simples de carregador de bateria

A melhor maneira de aprender o funcionamento de componentes eletrônicos e a condução elétrica dos mesmos em esquemas elétricos é entender como pequenos circuitos interagem.

Neste conteúdo, será explicado a eletrônica do relê, transistor NPN, diodo retificador, diodo zener, resistor e LEDs em um carregador de bateria bastante simples. Há de salientar que ele pode não funcionar muito bem, mas o objetivo é a didática.

O circuito de carregador de bateria foi desenhado no site Falstad, um simulador de circuitos eletrônicos. Além de ser grátis, dispensa cadastro, é simples, intuitivo e tem tutoriais no Youtube de como usá-lo. Desenvolvido em Java Script por Paul Falstad e Iain Sharp, pode salvar os projetos e carregá-los posteriormente.

O circuito de carregamento de bateria foi obtido na conta de Instagram @electronicsforall3 e é dedicada a tratar sobre projetos eletrônicos e seus componentes. Lá, existem outros circuitos eletrônicos de diversas finalidades. Veja o circuito abaixo:

circuito carregador de bateria relê diodo zener transistor npn led carregador

Imagem 1: circuito carregador de bateria

 

O circuito acima foi desenhado no site Falstad.


Circuito carregador de bateria

Antes de tudo, a simulação começa com o carregador ativo no circuito, ou seja, ele suprindo a corrente e tensão de 14V. Neste estado, a bateria estará sendo carregada. Mesmo que a bateria passe meses sem ser usada e esteja em bom estado de funcionamento, ela pode ter uma tensão de 14V. É por isso que ao se viajar por um longo período e o automóvel não será utilizado, é comum retirar um dos cabos da bateria para ela não se descarregar, pois se os cabos estiverem conectados no polo positivo e negativo, a bateria suprirá a corrente no circuito elétrico do automóvel. E por que ela é descarregada? Isso se dá porque mesmo que qualquer lâmpada fique desligada, a própria fiação de cobre tem uma resistência interna e a bateria entende como uma carga a ser alimentada.

Quanto ao termo carregada e descarregada, é incorreto. O correto é armazenar ou ceder energia eletroquímica. Mas continuaremos com os 2 termos acima para não atrapalhar o leitor leigo.

No circuito abaixo desenhado no Falstad, foi deixado duas fontes geradoras de tensão. A do lado esquerdo é o carregador de tensão contínua de 14V e do lado direito é bateria de 14V. Como no Falstad não há um símbolo próprio da bateria, foi usado o do carregador. A bateria também se comporta como um gerador de tensão contínua. Tanto uma como a outra estão sendo apontadas por setas vermelhas.

circuito eletrônico de carregamento de bateria carregador e bateria seta em vermelho

Imagem 2: setas vermelhas apontadando para o carregador e bateria


O relê no circuito

Quando o carregador de 14V é conectado na rede elétrica, ele converterá a tensão alteranada em tensão contínua de 14V. A função do relê normalmente fechado de 5V no circuito é permanecer fechado, ou seja, fazer uma ponte entre os 14V do carregador e o circuito e durar até o momento em que a bateria estiver completamente carregada. Assim sendo, relê abrirá e o circuito será alimentado pela bateria quando ela estiver carregada. Veja a imagem abaixo para entender:

circuito alimentado pela bateria e o relê aberto

Imagem 3: circuito alimentado pela bateria e o relê aberto


Por que o relê abre? Funciona assim, a tensão irá passar pela bobina de 5V e a mesma induzirá uma força eletromagnética para abrir o contato do relê que faz a ligação entre o carregador e o circuito.

Se, por exemplo, cair a energia elétrica da rede elétrica, o carregador desligará e a tensão ficará zerada. Este é outro modo que a bateria será usada no circuito, mas o relê continuará fechado. Ele só abrirá quando passar 5V ou mais na bobina de acionamento.

 

Diodo retificador em paralelo com a bobina do relê

Se reparar bem, há um diodo retificador em paralelo com a bobina do relê e é uma combinação bastante comum. Bobinas, parecido com os capacitores, armazenam energia eletromagnética. E o diodo evita que a bobina descarregue um pico de alta tensão no circuito, é um componente de proteção e preventivo.

diodo retificador em paralelo com a bobina do relê

Imagem 4: diodo retificador em paralelo com a bobina do relê


Conforme explicado anteriormente, o relê ainda está aberto porque a bobina está com tensão de 5V.


Transistores NPN

Os dois transistores no circuito são NPN de junção bipolar e controlados por corrente. A base, conforme recebe corrente positiva, por menor que seja, é o que chaveia e permite a passagem da corrente positiva do coletor para o emissor, este último aterrado, isto é, conectado no negativo do circuito. Lembre-se que a tensão é uma força que faz a movimentação da corrente, logo é a corrente que atravessa o transistor. Na imagem abaixo, o B é base, C é coletor e E o emissor. Em todos os esquemas, a setinha, por padrão, é sempre o emissor do transistor porque é ela que caracteriza o sentido do negativo, mesma similaridade com o diodo e capacitores eletrolíticos que tem em um dos lados um faixa branca ou preta sinalizando o negativo.

transistores de junção bipolar npn

Imagem 5: transistores de junção bipolar NPN

Ambos transistores começarão a conduzir a corrente positiva do coletor para emissor conforme a base dos mesmos receber corrente positiva do diodo zener de 13V que está acima do resistor de 1k ohm. Lembra do funcionamento do relê explicado acima, o transistor é parecido, a diferença é que o relê abre ou fecha e o transistor vai se abrindo, ou seja, permitindo a passagem de corrente do coletor para o emissor de pouquinho a pouquinho conforme a base recebe a corrente. Não é só isso, há muitas outras vantagens.

E por que os dois transistores estão no circuito? É bem simples de explicar. A eletricidade é igual à água, as duas sempre irão procurar a rota mais fácil para se locomover. Quando a bateria estiver completamente carregada, a corrente passará pelo diodo zener de 13V e também pelo resistor e chegará na base do transistor do lado esquerdo. Sim, isso já foi explicado. Mas esse acionamento da base do transistor do lado esquerdo faz com que a corrente também passe pela bobina do relê e o faz abrir para deixar o circuito ser alimentado apenas pela bateria, já que a mesma está completamente carregada. O transistor do lado direito servirá também para conduzir a corrente e desviar a alimentação do LED vermelho. É por isso que apenas o LED verde está aceso, é um sinal visual para apontar que a bateria está carregada e alimentando o circuito.

Como pode visualizar na imagem acima, por questão didática, foi deixada a tensão da bateria de 15V para fazer com que o circuito ligasse apenas o LED verde e deixasse o LED vermelho apagado. Como dito, quem "apaga" o LED vermelho é o resistor do lado direito que não deixa a corrente passar mais pelo LED.

Agora, veja a imagem abaixo. Foi simulado a bateria com 13V como se estivesse parcialmente carregada. Como há menos corrente na base dos dois transistores, eles conduzem menos corrente do coletor para o emissor e isso cria uma maior resistência para a corrente passar no segundo transistor, então, como para a corrente é menor a resistência passar pelo LED vermelho, esta se torna a opção dela.

E o LED vermelho aceso significa que a bateria está sendo carregada. Se apagado, a bateria foi completamente carregada.

bateria descarregada e o LED vermelho aceso

Imagem 6: bateria descarregada e o LED vermelho aceso


Para isso, ignore nos tutoriais apresentados na internet afirmando que a nomenclatura NPN de um transistor representa cada um dos seus terminais sendo a base o positivo e o coletor e emissor sendo negativos. Às vezes, pode ser uma forma de auxiliar na explicação, porém cuidado, isso criará mais confusão no entendimento e não contribuirá com o aprendizado.

Também ignore na imagem acima a corrente de 20A porque isso é irreal. O carregador e a bateria também tem uma resistência interna e isso afeta a entrega da corrente em um circuito. O circuito selecionado serve apenas para didática, pois se fosse considerar ao pé da letra, a maioria dos carregadores e baterias ofertados no mercado brasileiro são de 12V, não de 14V.


Diodo Zener de 13V e 10V

Os diodos zeners são colocados posição reversa nos circuitos. Isso significa que são conectados ao contrário. Não entendeu? Repare na imagem abaixo que o lado negativo zeners é ligado no lado positivo da alimentação do circuito.

Estranho? Não, é absolutamente normal. O diodo zener age como um regulador de tensão. Se em um dado circuito tiver um diodo zener de 5,6V de tensão de ruptura e a fonte geradora de tensão for de 8V, na carga da malha onde o zener está será de 5,6V. Veja a imagem abaixo para entender.

circuito com diodo zener de 5,6V

Imagem 7: circuito com diodo zener de 5,6V

 

Se, por exemplo, tiver uma carga em paralelo como um LED vermelho em relação ao zener, aí será totalmente diferente. O resistor de 107 ohms está em série com o diodo zener e com o LED vermelho, logo, tem divisão de tensão. Os dois últimos estão em paralelo entre si, no caso, diodo zener e LED vermelho. Sobre o diodo zener e no LED vermelho, há 1,953V, mesma tensão, porém a corrente se divide. No resistor, há 6,047V. Somando as duas tensões (resistor + diodo zener/LED vermelho), encontra-se os 8V que é a tensão do carregador. Veja a imagem abaixo:

LED vermelho em paralelo com o diodo zener

Imagem 8: LED vermelho em paralelo com o diodo zener

 

E no circuito de carregador de bateria acontece o mesmo. Os diodos zeners estão em paralelo entre si. Eles não regulam a tensão do mesmo porque não estão em contato direto com o negativo do circuito. Deste modo, atuam como ruptura da tensão depois deles, como foi na imagem 7. Desta forma, reduzem a tensão e corrente para entrega na base dos transistores (diodo zener esquerdo) e para o LED vermelho (diodo zener direito).


E os LEDs e resistores?

Os LEDs no circuito serviram para dar indicação visual do projeto. Se o LED vermelho estiver aceso, é sinal que a bateria está sendo carregada. Se apenas o LED verde estiver aceso, é sinal que a bateria está completamente carregada, como já foi explicado anteriormente.

No entanto, sempre que instalar LEDs em um circuito, saiba que eles também tem polaridade. O ânodo é ligado no positivo e cátodo no negativo. Se ligados ao contrário, não acenderão.

Os resistores também podem atuar como divisores de tensão se colocados em série, porém isso funciona com correntes baixíssimas e na casa dos miliampères. Dentro do circuito, os resistores foram usados para evitar a queima dos LEDs e reduzir a corrente em componentes que não precisariam de alto volume de elétrons.


Considerações finais

O projeto estudado, quando elaborado no Falstad, em algumas seleções diferentes de tensão na bateria, mostrava correntes elevadíssimas de 20A e, às vezes, de 120A. Há de se salientar que o circuito acima foi usado para didática e não mostra a realidade prática. Além disso, mesmo que carregador ou bateria, os dois possuem resistência interna e impedem elevadas correntes. Algumas fontes robustas de 12V conseguem entregar até 2A, 3A ou 4A em um circuito. Se for considerar fontes de roteadores, estas entregam 500mA.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?