Como apontar o domínio do Registro.br para um servidor VPS?
Aponte o domínio do Registro.br para o IP do servidor VPS Linux ou Windows
O momento de contratar um servidor se dá na necessidade de profissionalizar um site, blog ou acesso remoto de documentos, programas e mídias.
Neste tutorial será explicado nos detalhes as nuances do processo de apontamento de um domínio para um IP de servidor VPS.
Extensões de domínios |
Vamos começar do começo. Se conhecer VPS e domínio, pule para Apontar o domínio do Registro.br para o servidor VPS.
O que é servidor VPS?
VPS é sigla de Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual. É um serviço de hospedagem pago mensalmente e consiste num computador potente que pode ser acessado de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet, através de PC, notebook ou smartphone. Esse computador potente é chamado de servidor.
E por que contratar um servidor? Tudo vai depender do que precisa ser feito. Como dito, é para uso profissional. O VPS é um servidor físico dividido virtualmente em diferentes contas e cada conta é acessada por diferentes clientes. Um cliente não acessa a conta do outro porque tem usuário e senha.
Não entendeu? Imagine uma família em 2005 que dividiam o único computador da casa em diferentes contas de usuário. Pai, mãe, filho e filha, cada um tinha o seu usuário e senha. Mesmo sendo o mesmo computador, processador, memória RAM e HD, todos acessavam Windows XP, mas cada um tinha virtualmente o seu próprio espaço porque o sistema operacional dividia em pastas protegidas por criptografia. Assim é o VPS.
Os planos de um VPS são divididos em quantidade de núcleos de processador, memória RAM e espaço do HD. Veja 3 planos reais ofertados por um provedor de hospedagem no quadro abaixo:
Plano VPS 1 | Plano VPS 2 | Plano VPS 3 |
1Gb RAM | 2Gb RAM | 3Gb RAM |
50Gb SSD | 70Gb SSD | 120Gb |
1 vCPU* | 2 vCPU | 4 vCPU |
*Núcleo virtual de processador e o número é a quantidade ofertada
Obviamente, quanto mais recursos, mais caro será a mensalidade do plano. E a escolha pode ser com Linux ou Windows. Se Windows, terá acréscimo no valor por corresponder à licença de uso que o provedor fará para a Microsoft.
Se Linux, na maioria dos casos, não há valores extras a serem pagos se as distribuições escolhidas forem Ubuntu, CentOS, Debian, Fedora e outros. A exceção é Red Hat que é usado por profissionais bastante experientes.
Afinal, o que é VPS na prática?
Para contratar o VPS, é recomendado ter um pouco de experiência. Se não tiver, não é um problema, mas terá de se dedicar alguns dias para entender como funciona e buscar tutorias na internet para instalar programas, é como se fosse um equipamento recém formatado que precisa dos aplicativos básicos. Mas o VPS não é um uso doméstico, ele suportará programas e aplicações web. Muitas vezes será na tentativa e erro para o inexperiente.
Depois de pagar a mensalidade no boleto ou cartão de crédito, o provedor fornecerá o login e senha. Ao entrar no servidor pela primeira vez, terá um sistema operacional bastante cru e as instalações deverão ser feitas pelo próprio cliente.
Que tipos de instalações? Apache, PHP, banco de dados como MariaDB e MySQL, plataformas como WordPress e assim por diante. Se Linux ou Windows, pode ter de usar o VPS através de linhas de comando. Se prefere o uso através de janelas, pode usar o CPanel para ambos os sistemas operacionais e será por ele que gerenciará todo o servidor.
A escolha do VPS parece assustadora, porém, ela será uma rica fonte de aprendizagem e vale considerar quanto tempo tem ou deseja investir no aprendizado de modo a não atrapalhar o lançamento do projeto.
Outra alternativa é contratar um profissional e terceirizar as configurações.
Curiosidade 1 sobre o VPS
A contratação de um servidor VPS pode ser bastante barato em algum projeto próprio porque pode poupar a compra de um novo note ou PC. Pense assim, se tiver uma máquina bastante antiga em sua casa, ao invés de comprar uma nova, pode contratar o servidor VPS por 1 ano e usar os recursos temporariamente se o projeto tiver curta vida útil.
Neste mês de janeiro de 2022, há planos mensais básicos de 17,99. Se minerar bastante na internet, pode encontrar um notebook novo e de configurações básicas por 2.000,00. Se dividir os 2.000,00 por 17,99, precisará de um pouco mais de 111 meses de mensalidade para atingir o valor de compra.
Entenda que é apenas uma curiosidade, porque se a necessidade de uso de uma nova máquina for de 1 ano apenas, logo, no final da empreitada, o gasto terá sido de 215,88 o que equivale a 10,79% da aquisição.
Curiosidade 2 sobre o VPS
Os provedores de hospedagem, empresas que vendem o serviço VPS, não permitem a contratação do serviço para lives de jogos eletrônicos porque consome bastante recursos. Se identificarem que a contratação foi para esta finalidade, a empresa pode bloquear a conta.
E por que disso? Porque consome muitos recursos do servidor e a empresa oferecerá outros planos que são mais caros.
Domínio
O domínio é o nome que se dá para os diferentes endereços de sites e blogs da internet.
Ao se deslocar a um endereço de uma cidade qualquer, pede-se as coordenadas geográficas? Não, porque é conjunto de número difícil de se memorizar em pouco tempo para a mairia das pessoas. Nós seres humanos não pedimos as coordenadas porque o cérebro guarda mais facilmente a informação em texto do que em números. E assim é o mesmo com o site.
Como as pessoas moram em endereços fixos, é mais fácil de serem encontradas. Já os nômades, como receberão da transportadora uma encomenda comprada na internet? Essa é a mesma lógica com os domínios. Na realidade, os endereços dos sites e blogs são números fixos porque precisam ser exatamente sempre os mesmos para serem encontrados. Cada dispositivo tem o seu próprio número como se fosse um CPF: computador, notebook e smartphones conectados em rede terão seus CPFs únicos e são úteis para identificação e localização.
Esses CPFs são os IPs e IP é Internet Protocol, em tupiniquim: Protocolo da Internet.
O IP codifica o dispositivo, a rede e os roteadores da rede, por isso,
às vezes, é possível identificar crimes cibernéticos. Não é diferente ao
se dar calotes e o número de CPF for negativado no SPC e SERASA. A diferença é que o "calote virtual", ou seja, uma invasão, é crime e motivo de multa e prisão.
E o domínio entra na parada porque é mais fácil encontrar um site através da sua verbalização: www.site.com.br. Assim como foi o exemplo do endereço ou uso das coordenadas geográficas explicado acima. Algumas vezes, pode-se notar que os IPs mudam. Estes são os IPs dinâmicos. Se é fixo, então, é o IP fixo.
Depois de contratar o servidor VPS, a equipe comercial enviará no email o login e senha para acesso do mesmo. Depois de logar, na página inicial estará disponível uma sequência de números, é fácil identificar.
Se o IP é o mesmo, sites com IPs dinâmicos não serão encontrados na internet conforme mudam? A lógica parece ser assertiva, mas não é assim. No Google, por exemplo, há um IP fixo e cria para os demais dispositivos os IPs dinâmicos através do DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): protocolo de configuração dinâmica do hospedeiro.
Exemplo. Um computador qualquer foi configurado para usar IP dinâmico e ao conectar na rede, a placa de rede fará uma requisição de um "IP novo". Essa requisição (Ethernet) será enviada para o servidor DHCP e este programa criará o novo endereço de IP. O computador, ao receber o "novo IP" no programa instalado nele, chamado cliente DHCP, fará uma atribuição e terá o IP diâmico. O servidor DHCP pode estar tanto no próprio computador quanto no roteador ou no provedor de internet. Este mesmo computador terá 2 IPs diferentes: 1 para a rede local e 1 para a internet.
Assim com o servidor VPS, o domínio é pago, mas anualmente, e deixar de pagar, outra pessoa pode adquirir o domíno. E só pode comprar um domínio que não seja usado. Acesse o Registro.br e faça a busca de um domínio disponível.
Abaixo foi feita uma consulta do domínio www.exemplo.com.br e ele já foi registrado no nome de uma pessoa física ou jurídica. Deste modo, este domínio não pode ser comprado.
Domínio www.exemplo.com.br não disponível |
Apontar o domínio do Registro.br para o servidor VPS
class="qrShPb kno-ecr-pt PZPZlf q8U8x hNKfZe" data-attrid="title" data-local-attribute="d3bn" data-ved="2ahUKEwjD3LT8zsb1AhXRppUCHVNfBnsQ3B0oAXoECBkQCw">Deixe as configurações padrão do servidor. Não mexa. Copie apenas o IP do servidor VPS usado para acessar remotamente. Este IP é fixo, não irá mudar e por isso não terá erro no apontamento.
As entradas serão feitas no Registro.br e é essencial que já tenha o domínio adquirido. Este tutorial poderá ser usado como referência em outras empresas registradoras de domínio. No Registro.br, faça o login, clique em cima do domínio a ser apontado e vá em Configurar Zona e faça a entrada.
Atenção! A confiuração de zona se estiver no servidor DNS do Registro.br. Pelo contrário, terá de fazer as entradas no site da
empresa gerenciadora.
Configurar zona DNS no Registro.br |
Clique em Nova Entrada e digite o domínio sem www, selecione o tipo A e digite o IP do servidor. Faça uma nova entrada e agora digite o domínio com o www. Idem para A e IP. Ficará como abaixo:
Fazer apontamento do domínio no Registro.br |
"Mas o que é esse A"?
O A vem de address e traduzido é morada ou endereço. É um código que enlaça o IP físico do servidor com o domínio para facilitar o que já foi dito acima sobre DNS: acessar um site digitando um texto do que grupos de números.
Mas há outra forma bastante difundida na internet que usa a primeira entrada com A como explicado acima, contudo, a segunda entrada é CNAME. O C na frente do NAME é inglês canonical ou canônico. Em geral, canônico signfica que se segue um dogma, ou melhor, um conjunto de regras estabelecidas. Na internet e de forma bem simples, algo canônico é algo único. E na edição do DNS seguiu a mesma lógica para o domínio. NAME é nome.
A sua primeira entrada será com www, tipo A e o mesmo IP. A segunda será sem o www, tipo CNAME e em Nome do Servidor ficará o domínio com www.
Pronto! Aguarde 48h para as configurações serem propagadas na rede mundial de computadores e posteriormente confira o êxito no DNS Cheker. De imediato, nem todas as cidades reconhecerão o apontamento.
O apontamento será para a página inicial: www.exemplo.com.br. Ao navegar nas páginas, pode se deparar com o domínio em uso do servidor: exemplo.vps-empresa-contratada.net/contato. Não é erro, é configuração. Edite o HTTP_SERVER e HTTPS_SERVER do sistema de gestão de conteúdo instalado no servidor e altere para o domínio correspondente.
Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.
Márcio Baldo
Comentários
Postar um comentário