Como fazer o touch screen de um All in One funcionar?

Primeira atualização: 4/7/2023

Aprenda a ativar o touch screen do All in One quando não responde ao toque na tela

O não funcionamento do toque na tela do All in One e tema deste conteúdo é voltado para solucionar esta irregularidade nas situações de recém formatação, atualização de programa nativo da fabricante ou mudança da versão do sistema operacional. Não é aplicável para tela quebrada ou trincada, cabo flat rompido e demais defeitos físicos.

All in One HP Touchsmart 300
All in One HP Touchsmart 300 que possue tela touch screen
 

O que é touch screen?

A palavra pode gerar dúvidas, em tradução literal é toque e tela, no entanto, a interpreção adequada é tela sensível ao toque. Touch screen é uma tecnologia bastante presente nos smartphones e tablets, mais numerosa do que em computadores, notebooks e All in One.

A tela sensível ao toque permite que a tarefa de digitar números ou escrever texto seja feita com sensíveis toques das pontas dos dedos ao tocar na tela e é mais prático e ágil do que os antigos teclados numéricos dos celulares da década passada, por exemplo.

Para quem não sabe, aparelhos com touch screen tem uma "camada de tela" ou uma tela própria para responder aos toques do usuário. A segunda tela é totalmente diferente e serve para mostrar a imagem. Esta fica abaixo da primeira.

A imagem abaixo mostra a camada preta que é a tela touch screen de uma tela completa removida de um smartphone. Ela está quebrada nas duas pontas.

Tela touch screen de uma tela para smartphone
Tela touch screen de uma tela para smartphone
 

A parte de baixo é a tela da imagem e foi raspada a tintura laranja para mostrar que é envolvida por uma capa de ferro que é uma carcaça para condicionar os LEDs e as camadas de folhas de plástico necessárias para criar os desenhos na tela.

Parte de trás da tela de imagem de uma tela para smartphone
Parte de trás da tela de imagem de uma tela para smartphone

Abaixo a tela de imagem foi separada da tela touch screen.

Tela de touch screen e tela de imagem separadas
Tela de touch screen e tela de imagem separadas

Um termo utilizado há alguns anos atrás e atualmente em desuso é ecrã tátil. Existem diferentes tecnologias de touch screen, mas será comentado as 2 mais comuns: resistiva e capacitiva.

 

Touch screen resistiva

A tecnologia resistiva foi mais empregada no início da massificação da venda de dispositivos com touch screen, neste caso, os smartphones. É uma tecnologia já defasada porque não permite múltiplos toques na tela e prejudica a experiência das pessoas ao impedir 2 toques ao mesmo tempo.

Vai se lembrar de ter usado a tela resistiva quando os primeiros smartphones tinham a canetinha e esta era guardada em um espaço próprio no interior da carcaça.

Se chama resistiva porque a tela do touch screen tinha 2 camadas: 1 resistiva e 1 condutiva. Assim sendo, o aparelho identifica a localização do toque porque a ponta do dedo fazia as 2 telas mencionadas se tocarem e ali gerava um pulso elétrico que era encaminhado para o processador da placa do dispostivo e entendia a localização exata do toque.

O touch screen resistivo é ainda comum em aparelhos importados. Por ser mais antiga, é mais barata e uma forma que as empresas internacionais usam para atender um público que deseja comprar dispositivos por preços mais acessíveis.


Touch screen capacitiva

Se chama capacitiva porque tem uma função bastante similar à dos capacitores: armazenar energia. Essa tela, quando carregada de energia, no local que for tocada pelo dedo, terá a eletricidade conduzida para a pele humana e será momentaneamente descarregada de energia.

Se a área desse descarregamento de elétros estiver sobre o botão do navegador de internet, então, o processador da placa do dispotivo interpretará que o desejo do usuário é abrir o aplicativo.

A tecnologia capacitiva é mais veloz e precisa que a resistiva e permiti múltiplos toques como é necessário em um jogo que precisa pular e atirar quase ao mesmo tempo.


Ativar o touch screen do All in One

Um detalhe pertinente é que o All in One só funcionará através do toque na tela se tiver a tela touch screen, conforme explicado acima no exemplo do smartphone. Não entendeu? Veja abaixo.

A tela abaixo é de um All in One Touchsmart 300 com touch screen e uma das evidências é conferir nos cantos a cor preta, ou seja, tela sensível ao toque. Esse é um modelo que aceitará ser tocado com as pontas dos dedos para selecionar as opções da área de trabalho.

Tela de All in One com touch screen
Tela de All in One com touch screen

As duas imagens abaixo mostram a vista lateral da tela de touch screen. Veja que é mais espessa e fica sobre a tela da imagem.

Visão lateral da tela touch screen de um All in One
Visão lateral da tela touch screen de um All in One


Visão do canto superior da tela touch screen de um All in One
Visão do canto superior da tela touch screen de um All in One

 

Por fim, a tela de touch screen, pelo menos, deste modelo de tela apresentada, é ligada para a placa-mãe, por intermédio de uma placa auxiliar, através dos dois cabos flats abaixo. 

Cabos flats da tela touch screen de um All in One
Cabos flats da tela touch screen de um All in One

Outra forma de conferir se o All in One tem touch screen é consultar no site da fabricante.

Será usado como exemplo o All in One TouchSmart 300 da HP. Porém, a lógica empregrada é útil para notebooks, computadores de mesa e outros All in One.

Entre no site da fabricante e acesse o modelo do equipamento. Se não sabe o endereço, pesquise pelo Google: marca modelo download driver. Ficará assim: hp touchsmart 300 download driver.

A seguir é tela inicial de download dos driver do All in One HP TouchSmart 300.

Tela inicial de download dos drivers do All in One HP TouchSmart 300
Tela inicial de download dos drivers do All in One HP TouchSmart 300

Ao rolar a tela mais abaixo, terá a opção All drivers (todos os drivers). Clique para mostrar as subopções. Neste caso, a HP manteve 2 versões do driver do touch scree e está na opção Driver-Display / Monitor (1) e em Driver-Original (6). Os dois se chamam NextWindow 1950 Touch Screen Driver Update e o outro é Original NextWindow 1950 Touch Screen Driver.

Como saber se é ele mesmo? Por dedução, pois no título do driver tem touch screen.

Listagem dos drivers do All in One HP TouchSmart 300
Listagem dos drivers do All in One HP TouchSmart 300

 

Baixe a versão mais atual 2.6.10.0 de Aug 31, 2010 e instale. Reinicie e se não reconhecer, desinstale, reinicie novamente e baixe a versão mais antiga 2.1.6.9 de Dec 8, 2009.

Este mesmo procedimento foi realizado na bancada da Info Usado e funcionou com a versão mais atual: 2.6.10.0.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?