CFOPs para MEIs
Quarta atualização: 4/7/23
Menu rápido para acessar os subtítulos deste artigo:Orientação para MEIs quanto ao uso de CFOPs nas notas fiscais e motivações
A maioria dos clientes do tipo Pessoa Jurídica (PJ) da Info Usado são MEIs de assistência técnica de computadores, impressoras, monitores e outros equipamentos de informática.
MEI é sigla de Microempreendedor Individual o qual representa um negócio formalizado e geralmente constituído por uma pessoa física que executa atividades comerciais e/ou industriais e/ou de serviço. Se você tiver apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física), significa que a Receita Federal sabe que você existe, mas vê como uma pessoa natural, assim sendo, um ser- humano.
Sou MEI: qual CFOP usar na nota fiscal? |
Já a empresa não é uma pessoa natural, mas uma entidade que é formada por uma ou mais pessoas com algum objetivo e que também tem direitos e deveres. Neste caso, ao invés de ter um CPF, esta organização pode também ser uma sociedade esportiva, organização educional e, muitos outros tipos, terá o cadastro chamado de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou (CNPJ). Se o CPF identifica uma pessoa por um número, o CNPJ é a "identidade" da pessoa jurídica.
E aqui a pessoa jurídica a ser tratada é o MEI.
Rápida Explicação do MEI
Ser MEI significa que um autônomo, ou melhor, uma pessoa física, tem CNPJ e paga um imposto simplificado, isto é, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Nessa DAS já estão incluídos os impostos municipais, estaduais e federais que somados não ultrapassam R$ 70,00 por mês (referência ao mês de novembro de 2022) e isso faz o imposto do MEI ser simplificado.
MEI já se tornou um substantivo e caso alguém disser para você: Sou MEI, significa que é um autônomo, tem CNPJ e pode emitir nota fiscal. A partir daqui usarei o MEI como uma identidade de um trabalhador ou trabalhadora pelo motivo acima. Um MEI pode contratar somente 1 colaborador com carteira assinada e dispensa a emissão de nota fiscal apenas para pessoas físicas, mas não vale para pessoas jurídicas que neste caso é obrigado.
Para não dispersar muito, há vários conteúdos sobre MEIs na internet. O que importa é discutir sobre os CFOPs (Código Fiscal de Operações e de Prestações).
CFOPs para Emissão da Nota Fiscal
O uso do CFOP define se os produtos e serviços recolhem ou não impostos. MEI só recolhe o imposto no DAS que é um valor fixo como já dito e o valor não variará indepente do número de notas fiscais emitidas.
O CFOP é um código formado por 4 números e aqui está a jogada no controle do Brasil (Governo Federal e através da Receita Federal) em relação aos impostos. A depender do tipo de CFOP escolhido na emissão da nota fiscal, o Leão (animal símbolo do imposto) saberá se o seu CNPJ está emitindo uma nota fiscal de venda, compra, transferência de bens, devolução de mercadoria e outras operações. Além disso tudo, saberá se a atividade é feita dentro do Estado de origem ou para outro.
Cada produto da nota fiscal terá seu CFOP e não é possível lançar uma nota fiscal sem incluir o CFOP. Mais abaixo você verá alguns exemplos de CFOP.
Principais CFOPs para MEIs
No Brasil existe o Distrito Federal e 26 Estados com cada um tendo suas particularidades em relação ao CFOP.
Devido à Info Usado estar no estado do Paraná, é apresentado os principais CFOPs usados pelos MEIs que segundo a própria Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná em seu site www.atendimento.fazenda.pr.gov.br, são os principais:
1 - Descrição da operação: Venda de produtos industrializados pelo MEI (você) para um cliente.
Dentro do Estado: 5.101.
Fora do Estado: 6.101.
2 - Descrição da operação: Venda de mercadorias adquiridas de terceiros, pelo MEI (você) para um cliente.
Dentro do Estado: 5.102.
Fora do Estado: 6.102.
3 - Descrição da operação: Remessa de mercadoria por MEI (você), realizada fora do estabelecimento (remessa para acobertar o trânsito ambulante).
Dentro do Estado: 5.904.
Fora do Estado: 6.904.
4 - Descrição da operação: Venda de mercadoria por MEI (você), adquirida ou recebida de terceiros, efetuada fora do estabelecimento (venda ambulante a consumidor).
Dentro do Estado: 5.104.
Fora do Estado: 6.104.
5 - Descrição da operação: Retorno de remessa para venda fora do estabelecimento (retorno de venda ambulante do comércio ou da indústria).
Dentro do Estado: 1.904.
Fora do Estado: 2.904.
6 - Descrição da operação: Devolução de produtos que foram comprados por sua empresa (MEI) para industrialização, ao fornecedor (devolução de compras).
Dentro do Estado: 5.201.
Fora do Estado: 6.201.
7 - Descrição da operação: Devolução de mercadorias que foram compradas por sua empresa (MEI) para comercialização, ao fornecedor (devolução de compras).
Dentro do Estado: 5.202.
Fora do Estado: 6.202.
8 - Descrição da operação: Industrialização efetuada para outra empresa - mão-de-obra na industrialização.
Dentro do Estado: 5.124.
Fora do Estado: 6.124.
9 - Descrição da operação: Remessa para conserto ou reparo.
Dentro do Estado: 5.915.
Fora do Estado: 6.915.
10 - Descrição da operação: Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.
Dentro do Estado: 5.916.
Fora do Estado: 6.916.
Antes de escolher qualquer CFOP acima, o recomendável é consultar um agente da Secretaria de Fazenda do seu Estado a respeito das recomendações de uso de CFOP para o seu MEI.
Preciso Alterar Dados na Nota Fiscal
Caso precise cancelar a nota fiscal, usualmente, as Secretarias Estaduais de Fazenda permitem o cancelamento no próprio sistema em até 2 horas após a emissão.
Já a parte de alteração também é permitido e tem um prazo maior. Tudo vai depender de Estado para Estado já que cada um tem suas próprias regras. Aqui no Paraná é permitido fazer todas alterações na nota, todavia, não para essas características:
1 - Valor da nota;
2 - Dados cadastrais;
3 - Data de emissão.
Conclusão
O cuidado fiscal de uma empresa, independente do porte ou do tempo no mercado, reflete em vantagens para o próprio negócio como ter apreensão de mercadorias ou multas. Em 2019, 2 encomendas da Info Usado foram apreendidas pela Receita Federal o qual inspecionou caixas nas agências do Correios a fim de buscar produtos de origem criminosa.
Felizmente, não havia nada de errado com as peças, porém, mesmo assim ficaram em posse da agência da Receita Federal de Pato Branco-PR. Foi necessário entregar os dados cadastrais da Info Usado e emitir uma declaração com descrição detalhada de cada encomenda como nome do cliente, endereço, descrição da peça, quantidade, valor e código de rastreio e entregar uma cópia à Receita.
O atendimento da unidade foi bastante atencioso e cordial e devolveram as embalagens. Expliquei o ocorrido para a gerente do Centro de Distribuição do Correios e ela recolocou as caixas para o envio sem qualquer custo.
Qualquer detalhe fiscal inconforme os produtos teriam sido leiloados e meus clientes passariam o transtorno de procurar novamente as peças.Se tem algo a mais para acrescentar, corrigir ou alguma curiosidade, por favor, deixe nos comentários para ajudar outras pessoas.
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.
Márcio Baldo
Excelente explicação, muito obrigado.
ResponderExcluirOlá. Tudo bem? Eu que agradeço. José
Excluir