Primeiros passos no Java: declaração de variáveis e execução 4 operações aritméticas

Quarta atualização: 08/03/2022

As definições primitivas das variáveis em inteiro e a execução de 4 operações aritméticas ajudarão a entender um pouco da linguagem Java

Os primeiros passos deverão ser simples para você entender a linguagem Java. O exemplo abaixo não segue boas práticas, é somente um exemplo didático.

A JDK usada é a 17 que é LTS (Long-Term Support) que é um período bastante prolongado que a plataforma não sofrerá consideráveis alterações na sua estrutura. Atualizações de melhoria, podem ocorrer, mas é um tipo de aplicação será estável por meses ou até anos.

JDK é sigla de Java Development Kit ou Kit de Desenvolvimento Java. É no JDK que existem bibliotecas com códigos prontos que ajudam o desenvolvedor a ganhar tempo.

Se você veio do Portugol, lá havia a biblioteca Matematica que ajudava obter o quadrado ou cubo de um número ao digitar uma função e isso ajudava a ganhar tempo e deixar o código mais enxuto. Ou poderia fazer também manualmente. A JDK também tem essas bibliotecas que ganham tempo ao codar.

Além das bibliotecas, o JDK tem incluso o compilador que é necessário para converter o código de alto nível em bytecode que a JVM poderá executar. De modo simples, é isso que faz o Java ser multiplataforma.

JVM é Java Virtual Machina é um programa que traduz o bytecode em linguagem de máquina. O hardware do computador só consegue executar instruções se forem 0 (sem pulso elétrico) ou 1 (com pulso elétrico), por isso que linguagem de máquina é conhecida como binária.

A print abaixo é de um código escrito no Eclipse 2022-12.

Primeiros passos em Java JDK 17
Primeiros passos em Java JDK 17

A linha 2 é a classe e seu nome é Class. Também poderia estar Classe ou qualquer outro termo. Ela é pública e principal. Deve ser na classe que todo o programa rodará. No Portugol é o equivalente à programa {}.

A linha 4 representa as definições da classe. No Portugol é o mesmo que funcao inicio() {}. A palavra public permite que o conteúdo seja acessado por outros elementos do programa. O termo correto é chamar esta seção de método.

Método e função são as mesmas coisas. O main é o nome do método dentro da classe Main e por isso são diferentes porque possuem as primeiras letras minúscula e maiúscula, respectivamente. Por mais pequeno que seja um programa em Java, deve ter pelo menos a classe e um método.

Static significa que não depende da classe para ser invocado. Void representa que as definições dentro dos colchetes não gerarão nenhum retorno para outros elementos, por exemplo, retornar verdadeiro ou falso.

Todo programa precisa ter ao menos uma classe e um método, desde o pequeno até o grande aplicativo. O tamanho do aplicativo depende do número de linhas do programa. Geralmente, Java é recomendado para grandes aplicativos e que demandarão várias e várias horas de manutenção de uma equipe.

O termo String[] significa que é um array de strings e receberá os argumentos do método desta forma. No Portugol, caso tenha iniciado a lógica por lá, você aprendeu como vetor, mas utilizado apenas com números, não compatível com caracteres. Aqui, é um parâmetro do tipo string que virá de uma função ou método e args é o nome da matriz.

As declarações das quatro variáveis não é nenhum segredo. O int define o tipo primitivo da variável como inteiro. As palavras numero até numero3 são os nomes das variáveis e o = é a atribuição do valor da variável com os números à direita. 

Por fim, System.out.println(); imprmirá no Console o resultado das quatro operações aritméticas. O ln é pular a linha ao mostrar o resultado porque vem de new line.

De qualquer forma, a print acima já ajudará você a entender um pouco melhor sobre o início deste código.


Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

Como ativar o slot PCI Express x16 (placa de vídeo) da placa-mãe de PC?