Como comprar um teclado de notebook?
Há requisitos que você precisa conhecer antes de trocar o teclado do notebook
Teclado de notebook com modelo do shift curto |
Este conteúdo surgiu porque se deu em um atendimento com um cliente que comprou um teclado conosco sem conferir o modelo do teclado. E, mesmo com as fotos e descrição do anúncio, a compra foi de um modelo diferente.
Diante disso, antes da aquisição de um teclado de notebook, observe:
a) A posição das teclas do notebook como ç, shift e WiFi;
b) O código e modelo do teclado colado no verso do próprio teclado.
Teclados originais tendem a ser mais caros principalmente por causa da falta disponibilidade no mercado. É a Lei da Oferta e da Procura. Assim, teclados paralelos tendem a ser um pouco mais baratos que aqueles.
O cliente citou um caso interessante. Segundo ele, ao conectar o teclado comprado da Info Usado, ao pressionar a tecla z, aparecia x. Mas ao conectar um teclado externo e USB no notebook, o caractere x surgia na tecla quando pressionado o x deste último.
Teclados de notebook são diferentes de teclados USB, PS2 e serial. Cada um utiliza uma interface diferente. Estes três últimos, se tiver oportunidade de desmanchar algum teclado, verá que tem dentro uma plaquinha de circuito impresso. Este circuito impresso recebe o valor da tecla pressionada e manda em bits para a placa-mãe.
Esses bits seguem a tabela ASCII. A letra A é formada por 0100 0001. O zero é 0V ou desligado e 1 é 5V (ou menos como 3,3V. Isso depende de fabricante de fabricante) e ligado. Por isso a informática é digital, formada por 0 e 1, ou seja, dois dígitos.
No Ensino Médio os alunos aprendem sobre matrizes na disciplina de matemática. As matrizes são muito utilizadas na informática e os teclados também. Veja qualquer teclado, ele é formado por linhas e colunas e segue o princípio do jogo de tabuleiro de batalha naval.
Ao pressionar alguma tecla em um teclado USB, aquela plaquinha envia para o computador ou notebook os caracteres através do código binário. A plaquinha entende qual a posição da tecla porque é a interseção de linhas e colunas. Não me lembro, mas na batalha naval seria algo como B1. Até mesmo a planilha eletrônica como o Excel utiliza matrizes.
A tecla, quando pressionada, aciona uma membrana chamada matriz do teclado que eleva a tensão daquela posição para a placa entender que foi enviado um caractere. Diferente da batalha naval que o jogador risca o ponto de intersecção com lápis, aqui a placa usa sinais de tensão elétrico.
No Brasil, é comum um mesmo de notebook ter dois modelos diferentes de teclados. A maioria dos casos é com ou sem Ç.
Por isso que lá na opção a) está a conferência das respectivas teclas. No notebook,o firmware é configurado para entender que na linha 5 e coluna 1 e coluna 2, deve ter o shift. Mas se o shift for menor em comprimento, pode ter a barra invertida na coluna 2 e o shift ficar posicionado apenas na coluna 1.
O que acontecerá? Se você colocar um teclado no notebook com o shift curto no lugar do shift grande, acontecerá que ao pressionar a coluna 2, terá apenas o shift, não a barra invertida e esse efeito se estenderá para as demais teclas da linha 5.
O cliente relatou que:
"ao teclar \ aparece z Ao teclar z aparece x Ao teclar x aparece c ao teclar c aparece b". Este é o motivo do efeito cascata explicado acima.
Voltando ao exemplo de um teclado USB. Se substituir uma matriz da mesma marca e entre dois modelos diferentes e que o shift de um ocupe duas colunas e o outro ocupe apenas uma, o teclado que não tiver (\) enviará o (Z) no lugar porque o firmware da placa entende que ali deveria estar uma barra invertida.
A diferença é que o teclado do notebook não tem a plaquinha que faz o processamento dos caracteres. O teclado do notebook só envia o pulso elétrico da tecla pressionada e quem faz a conversão do 0100 0001 é o Super I/O, um componente presente na placa-mãe do notebook. E depois mostra no Windows qual foi o caractere pressionado.
Além da explicação acima, minha resposta para complementar foi:
"Repare que o senhor não tem a tecla da barra invertida (\) no teclado ao lado do shift, é por isso que o teclado envia as teclas trocadas em uma posição diferente... O Super I/O tem um firmware que entende que a tecla pressionada foi o (x) no lugar do (z) porque "falta" uma tecla....Por isso escrevi sobre comprar o teclado e conferir as teclas no e-mail anterior..... Compare os dois teclados e o senhor entenderá o que estou falando ao visualizar com atenção a tecla Shift"
Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.
Márcio Baldo
Comentários
Postar um comentário