Como instalar qualquer driver no Windows?

Encontre drivers através do gerenciador de dispositivos: IDs de hardware e downgrade manual para extração de arquivos


Método 1: IDs de hardware

No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito do mouse sobre o driver reconhecido, mas não instalado, e selecione Propriedades. Vá até a aba Detalhes, e escolha a opção IDs de Hardware em Propriedade.

Dê preferência à primeira opção da lista. Copie e cole no seu navegador para baixar o driver. As melhores opções de download são DriverGuide e DriverIdentifier. Neste último, tenha cuidado: selecione a opção que fica abaixo do ícone "Download". Prefira os drivers que estejam identificados como sendo da sua placa-mãe, geralmente listados na coluna OEM.

Se o problema não for resolvido com a instalação, talvez você precise usar o Método 2.


Método 2: Downgrade do Driver

Antes do tutorial, vamos entender como o Windows trabalha.

O sistema operacional da Microsoft dará preferência sempre para o driver mais atual. Estes são os critérios de escolha:

a) Mais atual;

b) Com certificado digital;

c) Compatibilidade entre o sistema operacional e o ID do hardware.


Logo, se tivermos três drivers em uma pasta - um de hoje, um de ontem e um de anteontem - o sistema escolherá o de hoje. Isso significa que os mais atuais são os melhores? Nem sempre, pois pode haver um problema: eles podem ser incompatíveis.

E é por isso que tem este método.

Supondo que você baixou o driver, descompactou e iniciou a instalação pelo setup. No momento em que você aceita o contrato de licença, o programa fará a descompactação de todos os arquivos na pasta Temp do Windows. O diretório exato é: 

C:/Usuários/Nome_do_seu_usuário/AppData/Local/Temp. É importante excluir os arquivos dessa pasta para facilitar a identificação de novos arquivos ao prosseguir com o tutorial.

Durante a descompactação, podem estar incluídos drivers mais antigos. Supondo que você esteja com problema para instalar a rede onboard: antes de prosseguir com a instalação completa pelo setup, vá até a pasta Temp e identifique a nova pasta criada pelo setup. Copie e cole essa pasta; o Windows criará uma nova pasta com o termo "cópia" adicionado ao nome. Deixe o setup concluir a instalação.

Após a conclusão da instalação pelo setup, ele excluirá a pasta temporária criada no Temp, o que é um procedimento comum. Se o setup conseguiu instalar o driver, você não precisa continuar. Caso contrário, vá até a pasta "cópia" do driver e tente instalar o driver pelo Gerenciador de Dispositivos, manualmente. Lembra que mencionamos que o Windows sempre escolhe os drivers mais atuais, mesmo que possam ser incompatíveis? Esse pode ser o problema.

Aqui está o pulo do gato: com a pasta "cópia" em mãos, você pode encontrar drivers mais antigos. Por isso, recomendo fazer o processo manualmente, pois VOCÊ fará a instalação de driver por driver até encontrar o que funcione. Se deixar o Windows executar o processo, ele sempre a escolherá o driver mais atual.

No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito sobre o driver e escolha Atualizar DriverProcurar software de driver no computador Procurar e selecione um a um até dar certo.

Dicas adicionais:

- Quanto maior o tamanho do arquivo de driver, mais drivers antigos teremos. Ou pode ser que venham outros drivers como lan, wi-fi, vga, som e outros;

- Evite a busca automática do Windows quando estiver enfrentando problemas de instalação, faça manual.

Estes créditos vão para o meu experiente amigo Robson Manfroi.


Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

Como ativar o slot PCI Express x16 para uma placa de vídeo na placa-mãe de PC?