Windows não reconhece toda a memória RAM instalada?

Segunda atualização: 4/7/2023

Não reconhecer toda a memória RAM instalada pode ser limitação do hardware ou do sistema operacional ou sujeira


O não reconhecimento total da memória RAM não é um problema de placa-mãe ou do sistema operacional. Abaixo há uma lista das possíveis razões:

- Limite de reconhecimento da placa-mãe. Por exemplo, ela reconhece até 2Gb de memória RAM e tem 4Gb instalados. Esta informação se encontra no manual da placa-mãe.

- Pentes de memória RAM com os terminais sujos. Você pode limpá-los com álcool isopropílico e até passar borracha escolar para remover zinabre e outras impurezas. Retire o excesso.

- Slots da memória RAM da placa-mãe com acúmulo de sujeira. Utilize pincel antiestático para limpar. Pode utilizar também álcool isopropílico.


Se fizer tudo isso e não resolver, será necessário continuar a leitura abaixo.

O não reconhecimento de toda a memória RAM instalada pode ser também um problema muito comum que usuários leigos enfrentam ao instalar o Windows em uma placa-mãe de PC ou notebook, mesmo que usem barramentos DDR2, DDR3 e DDR4.

 

Placa mãe com pentes de memória ram
Placa-mãe com pentes de memória RAM

E isso se dá porque a arquitetura do Windows instalado é de 32 bits, indiferente se Windows 7, Windows 8 ou Windows 10. Veja bem, o problema não é o Windows, o problema é não usar a versão de 64bits.

Mesmo se instalar outros sistemas operacionais como Linux Mint e Ubuntu com arquitetura de 32 bits, o resultado sempre será o mesmo: menos memória RAM será reconhecida em relação ao total instalado pelo sistema operacional.

Este embaraço irá sumir no futuro, a tendência dos sistemas operacionais é serem desenvolvidos na arquitetura de 64 bits.
 

E por quê os sistemas operacionais de 32 bits reconhecem menos memória RAM?

Porque os sistemas operacionais de 64 bits tem uma capacidade maior de gerenciar a memória que os de 32 bits não têm. Este tem uma tecnologia mais antiga. Pense em duas mangueiras de água: uma fina e uma grossa. A mangueira fina é 32 bits e a grossa é 64 bits.

Logo, não faz diferença ter uma placa-mãe de PC ou notebook com 4Gb, 6Gb, 8Gb ou 16Gb instalados se o HD estiver com sistema operacional de 32 bits, o resultado será o mesmo: aproximadamente 2,5Gb serão reconhecidos.

Como pode resolver o seu problema? Faça backup e formate sua máquina com sistema operacional de 64 bits.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.


Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?