Windows não reconhece toda a memória RAM instalada?

Atualizado em: 6/7/2021

Windows não reconhece toda a memória RAM instalada?


Antes de entrarmos no assunto, nem sempre é culpa do Windows o não reconhecimento total da memória RAM instalada na placa-mãe. Também há outras causas: 

- Limite de reconhecimento da placa-mãe. Por exemplo, ela reconhece até 2Gb de memória RAM e tem 4Gb instalados;

- Pentes de memória RAM com os terminais sujos;

- Slots da memória RAM da placa-mãe com acúmulo de sujeira;


E o Windows não reconhecer toda a memória instalada é um problema muito comum que usuários leigos enfrentam ao instalar o Windows em uma placa-mãe de PC ou notebook, mesmo que usem barramentos DDR2, DDR3 e DDR4.

 

Placa-mãe com pentes de memória RAM instalados
Placa-mãe com pentes de memória RAM instalados

E isso se dá porque a arquitetura do Windows instalado é de 32 bits, indiferente se Windows 7, Windows 8 ou Windows 10. Veja bem, o problema não é o Windows, o problema é não usar a versão de 64bits.

Mesmo se instalar outros sistemas operacionais como Linux Mint e Ubuntu com arquitetura de 32 bits, o resultado sempre será o mesmo: menos memória RAM será reconhecida em relação ao total instalado pelo sistema operacional (Windows, Linux e etc).

Mas este embaraço irá sumir com no futuro, a tendência dos sistemas operacionais é serem desenvolvidos apenas na arquitetura de 64 bits.
 

E por quê os sistemas operacionais de 32 bits reconhecem menos memória RAM?


Porque os sistemas operacionais de 64 bits tem uma capacidade maior de gerenciar a memória que os de 32 bits não têm por serem uma tecnologia mais antiga. Pense em duas mangueiras de água: uma fina e uma grossa. A mangueira fina é 32 bits e a grossa é 64 bits.

Logo, não faz diferença ter uma placa-mãe de PC ou notebook com 4Gb, 6Gb, 8Gb ou 16Gb instalados se usar um sistema operacional de 32 bits, pois o resultado sempre será o mesmo: aproximadamente 2,5Gb serão reconhecidos.

Como pode resolver o seu problema? Faça backup das suas pastas, fotos, vídeos e arquivos e formate sua máquina com um sistema operacional com arquitetura de 64 bits.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. Precisa de peças usadas? Visite nosso site.



Márcio

Comentários