Impressora matricial Epson LX-300+: autoteste, instalação driver, configuração e alinhamento

Primeira atualização: 4/7/2023

Manual completo da impressora Epson LX-300+

A impressora matricial utiliza o eletromagnetismo na impressão. A placa lógica, onde é conectado o cabo paralelo em modelos antigos ou o cabo USB nos mais novos, envia pulsos elétricos para a cabeça de impressão que tem uma bobina de cobre em seu interior. Esta, por sua vez, carregada com energia elétrica, converte em energia magnética e induz pequenas agulhas a saírem da cabeça de impressão de modo que suas pontas atinjam a fita de impressão e também a folha de papel.

As agulhas ficam na posição horizontal. A fita de impressão é embebida com uma tinta grossa e de forte pigmentação. Como a espessura da agulha é pequena, forma um pontinho impresso e o conjunto de vários outros pontinhos formam os símbolos e caracteres.

porta paralela impressora matricial epson lx 300+

Porta paralela da impressora matricial Epson LX-300+


É bastante similar ao funcionamento das agulhas de máquinas de tatuagem. A diferença é que uma imprime em folha de papel e a outra na derme da pele humana. E ambas tem em comum o barulho que causa pelo choque mecânico da agulha.

Aliás, as impressoras matriciais, atualmente, estão sendo mais usadas por tatuadores para tirar o decalque do desenho. Outro público que ainda continua usando são pequenas empresas como de serviços e revendedores de peças que precisam tirar pedidos em duas vias.

As impressoras jato de tinta e lasers substituíram as impressoras matriciais devido à dois principais motivos: mais páginas impressas por minuto e maior qualidade de impressão. Como a folha impressa por matricial é um conjunto de pontinhos, não é suficiente na impressão de um boleto, por exemplo. Certamente, o código de barras não será lido por nenhum leitor de código de barras. Até mesmo imagens de alta resolução não são apropriadas para impressoras matriciais.

Mas há um ponto positivo que as impressoras matriciais superam que é o baixo custo de impressão. Elas utilizam tanto o papel de formulário contínuo como também as folhas A4, as mesmas utilizadas pelas impressoras jato de tinta e laser. No entanto, uma fita de impressão, dependendo do modelo da impressora, pode custar de 10,00 a 20,00 e supera mais de 2.500 impressões numa única peça. As fitas de impressão são encontradas nas papelarias de qualquer cidade.

Além disso, essas impressoras tem um custo de manutenção bastante barato. Por ser uma tecnologia antiga, o número de placas e mecanismos é inferior a uma impressora laser e o próprio usuário pode manter a revisão em dia aplicando óleo de máquina nos eixos e mancais.


Epson LX-300+

As impressoras matriciais Epson LX-300+ não são bivolt. Alguns modelos são 110V e outros 220V. É o primeiro detalhe que deve perceber antes de uma compra.

A cabeça de impressão deste modelo tem 9 agulhas e consegue imprimir em até 80 colunas em uma resolução de 240 x 144 dpi. Conta com uma memória buffer de 8kb e é capaz de imprimir colorido se tiver o dispostivo extra disponível. No entanto, imprimi preto e escala de cinza.

Ela atende requisitos de trabalho se a imagem for de baixa resolução e se os documentos tiver apenas números e letras. Até mesmo gráficos podem ser impressos, desde que, já escrito anteriormente, tenham baixa resolução. 

A área imprimível das folhas varia do tipo de papel a ser usado. Se for folha avulsa como a A4, por exemplo, a margem mínima do topo e inferior é de 4,2mm e esquerdo e direito de 3mm. Nos formulários contínuos é 4,2mm para superior e inferior e 13mm esquerdo e direito.

O tamanho da largura do papel contínuo deve ser entre 101mm e 254mm de largura. Lembre-se que para usar o formulário contínuo a impressora deve ter o tracionador junto com ela o que facilitará a movimentação do papel.

As folhas avulsas precisam ter entre 100mm e 257mm. Como pode ver nas duas opções, o uso de impressão das folhas na posição paisagem é restrita. Fica disponível o modo retrato.


Autoteste

O autoteste serve para conferir se todo o conjunto de placa lógica, placa fonte, cabeça de impressão, sensores, cabo flat e mecanismos como motores e engrenagens estão em perfeito funcionamento.

Muito simples de se fazer: 

1 - com a impressora ligada, insira a folha avulsa e a impressora fará o posicionamento correto para iniciar a impressão. A Epson LX-300 + tem um sensor de entrada. Se for formulário contínuo, coloque as arestas perfurados no tracionador e posicione com a tecla Load/Eject. 

2 - desligue a impressora pelo botão liga/desliga que fica no lado esquerdo e deixe o cabo na tomada. 

3 - mantenha o botão LF/FF pressionado e ligue a impressora. Ela iniciará a impressão.

Assim como no autoteste e nas impressões, se desejar encerrar temporariamente o trabalho, basta apertar o botão Pause. Aperte novamente a tecla para reiniciar. A tecla Pause tem um led próprio. Se aceso, é sinal que a impressora não imprimirá. Se apagado, está operante.


Instalação do Driver

É recomendado instalar o driver da Epson LX-300+ no Windows através do download do driver no site da Epson. Isso quem recomenda é a própria fabricante. Está disponível para Windows 10 64bits, Vista 32bits e 64bits, XP 32bits, 2000, 98, ME, 95, 3.1, NT 4.X e NT 3.X.

Caso seu Windows não esteja listado para download do drivers, não se preocupe. Pode ser compatível com versões mais antigas como o Windows 7 é compatível com drivers do Windows XP.

Para outros modelos matriciais da linha LX pode ser feito a instalação do driver pelo Generic Text.


Alterar o Tipo de Fonte

Os tipos de fontes que a impressora oferece é o rascunho rápido (Draft), rascunho condensado que são as letras e números mais próximos uns dos outros (Draft Condesed), Roman, Roman Condensed, Sans Serif e Sans Serif Condensad. A maioria dos usuários utilizam o rascunho rápido (Draft).

A vantagem de utilizar o rascunho rápido (Draft) é a impressora alcançar a velocidade de 300 caracteres por segundo. Se desativado, pode imprimir até 225 caracteres por segundo.

Para alterar o tipo de fonte, a impressora deve estar ligada. Pressione o botão Pause por 3 segundos e aguarde um bip. O led do Pause piscará e selecione a fonte desejada alterando os leds do lado esquerdo com a tecla Font. No próprio painel há a posição dos leds correspondentes das fontes. Para sair, aperte Pause novamente.


Alterar a Entrada de Papel: folha avulsa ou formulário contínuo

Para escolher entre folha avulsa ou formulário contínuo, é preciso alterar a alavanca que está no lado direito da Epson LX-300+. Ao empurrar para frente, é escolhido a opção papel avulso. Para trás, é formulário contínuo. Ao escolher esta última opção, use o tracionador de papel para não deixar o formulário desalinhar na impressora.

alavanca troca papel formulário contínuo folha avulsa impressora matricial epson lx 300 +

Alavanca para troca do papel: formulário contínuo ou folha avulsa


Teclas e Leds do Painel de Tarefas

Já foi falado sobre a tecla Pause e respectivo led. O led Paper Out, se aceso, é sinal que não há folha na impressora, fica acima da tecla Pause. 

A tecla Tear Off fica no lado extremo esquerdo do painel e tem a função de voltar o formulário contínuo com o picotado um pouco acima da cabeça de impressão de modo a aproveitar mais a folha ou deixar alguns centímetros mais abaixo. É pouco usado em folha avulsa.

Nos formulários contínuos, se a função Tear Off estiver ativada, ao fim de uma impressão, a impressora passará para a próxima folha que é abaixo do picotado. Com a função desligada, o usuário terá de passar para a próxima folha manualmente ao pressionar esta tecla.

A tecla LF/FF, além de ajudar na função de alteração da fonte em combinação com o Pause, ela sozinha serve para avançar a folha de papel linha a linha. Se pressionada um pouco a mais de tempo, puxará a folha seguinte.

A tecla Load/Eject é bastante útil para deixar a folha do formulário contínuo em posição de impressão. Apertar outra vez é comando para a impressora ejetar a folha.

 

Ajustar a Cabeça de Impressão para a Espessura do Papel

No lado esquerdo e interior da impressora há uma alavanca com cabo azul. A sua utilidade é aproximar a cabeça de impressão da folha ou afastá-la. Caso esteja usando folhas muito finas, a qualidade de impressão pode ficar fraca se muito distante da folha. A aproximação é empurrando para frente e o afastamento fazendo o oposto.

Se for fazer uso de folhas em 2 ou mais vias, a recomendação é afastar a cabeça de impressão para não prejudicar as agulhas.

Segundo o manual da impressora Epson LX-300+, siga a recomendação abaixo a depender do número de folhas:

1 e 2 folhas: posição 0

3 folhas: posição 1

4 folhas: posição 2

5 folhas: posição 3

Envelopes: posição 2 à 4


Alterar Linguagem e Configurações Padrão

Para mudar a configuração padrão da impressora, isto é, as configurações de fábrica, é necessário utilizar 6 folhas de formulário contínuo. Folhas avulsas também são possíveis, mas será necessário ter a bandeja de entrada do papel, peça esta, mais difícil de se encontrar nas impressoras usadas e disponíveis para venda. Se não tiver possibilidade de encontrar formulário contínuo e nem a bandeja de entrada do papel, então faça a alimentação das folhas avulsas uma após outra com as próprias mãos.

Siga o procedimento abaixo.

1 - desligue a impressora pelo botão liga/desliga e aguarde alguns segundos. 

2 - mantenha pressionada a tecla Tear Off e ligue a impressora. Será impresso instruções em diferentes linguagens.

3 - após imprimir uma folha, aperte o botão LF/FF para selecionar os leds e escolher a língua portuguesa. Preste atenção, são 3 leds. Os dois do lado esquerdo que foram usados para cambiar a fonte e o led da tecla Pause. Para escolher nossa língua materna, aperte até os dois leds ficarem acesos no lado esquerdo e o led Pause apagado.

4 - pressione Tear Off para imprimir novamente as configurações na nossa língua. Pronto! Já está salvo.

5 - a impressora irá imprimir outra folha. Aperte Tear Off para acessarmos as configurações padrão da impressora. Será impresso mais algumas folhas, não interrompa. Após o encerramento, terá em mãos a configuração inteira da impressora.

 

Com essa página em mãos, torna-se possível alterar as seguintes opções do menu: 

- comprimento da página para o tracionador

- avanço sobre o picotado, 

- corte automático de papel, 

- avanço automático de linha, 

- direção de impressão, 

- emulação, 

- forma de zero, 

- prova de alta velocidade, 

- modo de interface, 

- período de espera, 

- velocidade, 

- paridade, 

- comprimento da palavra, 

- modo bidirecional do I/F paralelo,

- modo de pacote, 

- tabela de caracteres, 

- jogo de caracteres internacional, 

- intervalo de alimentação manual, 

- alarme, 

- auto CR (IBM 2380 plus),

- tabela de caracteres IBM.

 

Cada menu acima terá uma sequência de 3 opções de led: aceso, apagado e piscando. Você entenderá bem quando estiver com a folha em mãos.

Vamos supor que o usuário queira deixar automático o avanço sobre o picotado.

avanço sobre o picotado menu impressora epson lx 300 + configuração

Sequência de leds para escolha da opção avanço sobre o picotado


6 - aperte a tecla Tear Off até obter a sequência de leds: apagado, aceso e apagado.

7 - aperte a tecla LF/FF para alterar os valores do avanço sobre o picotado. Só há duas opções: ativado e desativado. A sequência de leds do ativado é: apagado, apagado e aceso. Desativado é: apagado, aceso e apagado. Deixe a opção ativado.

sequência leds opção avanço sobre o picotado impressora matricial epson lx 300 +

Sequência de leds para ativado no menu avanço sobre o picotado

 

8 - desligue a impressora para salvar a alteração. Todas as configurações desta seção devem ser feitas uma por uma. Lembre-se de sempre desligar para o salvamento.


Corrigir Alinhamento da Impressão

Siga as instruções:

1 - desligue a impressora no botão liga/desliga.

2 - mantenha o botão Pause pressionado e religue.

3 - na primeira folha, será impresso instruções em diferentes línguas. O último parágrafo está em português brasileiro. Na segunda folha terá 25 opções de leds a serem escolhidos de acordo com o alinhamento a ser feito: aceso, apagado e piscando. A terceira folha mostrará linhas em verticais, escolha bloco melhor alinhado e anote o número.

4 - vá até a segunda folha e veja a sequência de leds. Pressione a LF/FF para escolher os leds correspondentes ao número anotado.

5 - pressione Tear Off para finalizar a configuração. 

6 - repita os passos acima para finalizar o alinhamento da impressora.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?