Configuração do access point Ovislink AirLive WL-5460AP

Segunda atualização: 4/7/2023

Ovislink Air Live WL-5460AP é um access point bastante versátil e popular entre os provedores de internet via rádio e pessoas físicas que vendiam sinal de internet

Devido diversas conexões simultâneas, o WL-5460 AP podia superaquecer e era necessário instalar um cooler sobre ele para ajudar a abaixar a temperatura. Outro procedimento que ajudava a não perder conexões era diminuir o comprimento do cabo de entrada de internet que vinha da antena em relação ao aparelho.

Access Point Ovislink AirLive WL-5460AP
Access Point Ovislink AirLive WL-5460AP


A marca do WL-5460AP é Ovislink, mas a subsidiária é a Air Live e o firmware de fábrica permitia o WL-5460AP atuar apenas como access point e exigia atualização para permitir mudá-lo para um roteador, por isso que as duas letras finais do modelo são AP, de access point. Um access point, em tradução liberal, significa ponto de acesso. 

O WL-5460AP tem 2 portas RJ45 megabit (10/100) que permite conexão como roteador através de configuração WAN. A velocidade sem cabo é de 54 mbps e os padrões de conexão Wi-Fi 802.11b e 802.11g. Com o firmware atualizado permite ser configurado como access point, wireless cliente e bridge e modo de repetidor. O ganho da única ante fica em 2 dBi e a força de transmissão de 18 dBm.

A imagem abaixo foi retirada diretamente do manual do modelo.

Recursos Wi-Fi do Ovislink Air Live WL-5460AP
 
Recursos Wi-Fi do Ovislink Air Live WL-5460AP
Recursos Wi-Fi do Ovislink Air Live WL-5460AP

 

O aparelho terá todos os recursos acima da imagem se tiver o firmware completo, já que essas licenças eram adquiridas junto à fabricante Ovislink.

Foram comercializados com carcaça cor cinza escuro (primeira imagem) e também azul.


Definições de access point, roteador, hotspot, wireless e Wi-Fi

Se há dúvida na diferença de access point e roteador, hoje em dia, isso já não é mais importante porque os atuais roteadores são tanto access point quanto roteadores, e é inimaginável comprar um roteador que transmite internet apenas por cabos e não tenha o recurso Wi-Fi. Parece devaneio, contudo, você já irá entender. No final dos anos 90, o roteador transmitia o sinal de internet apenas por cabos e o access point transmitia o sinal de internet apenas sem fio, ou seja, por Wi-Fi. Wi-Fi significa Wireless Fidelity e traduzido fidelidade sem fio

Outra diferença é que o access point pode receber o sinal de internet Wi-Fi e enviarem através de um cabo. O roteador wireless também permite transmitir a internet sem cabo, porém tem a função de apenas transmitir e permite a partilha de dados em uma rede local como em uma residência composta por familiares que partilham pastas, músicas, arquivos, fotos e vídeos nos computadores ou notebook.

Na época que a internet foi desenvolvida, a comunicação era essencialmente por cabo, então, surgiu primeiro o roteador que tinha a função de conectar diferentes redes locais junto com a internet. Pense em uma empresa grande quem o departamento de RH, comercial, produção e administrativo. Por serem quatro grandes departamentos e cada um com sua própria rede, o roteador tem a função de conectar todos entre si e permitir que a comercial emita o pedido de compra para a fabricação de um bem durável, o setor de RH contratar a mão de obra e o administrativo cuidar das cobranças e pagamentos.

Se nesta mesma empresa do exemplo tiver um ponto específico  de acesso liberado à internet Wi-Fi para os colaboradores usarem no horário do intervalo, seja no refeitório, por exemplo, este local é o hotspot.

Existirão autores que darão explicações alternativas, mas essa é a essência acima para entender a diferença entre hotspot, roteador, roteador wireless e access point.

Se surgir a dúvida da diferença entre wireless e Wi-Fi, o Wi-Fi faz parte da wireless. Wireless é qualquer dispositivo que transmite dados sem cabo e o Wi-Fi é um protocolo, ou melhor, um tipo de tecnologia que transmite o sinal de internet. Além do Wi-Fi fazer parte do grupo wireless, fazem parte também o Bluetooth usado para ouvir música e o infravermelho usado em controles remotos de TV. Tanto Bluetooth quanto infravermelho também são protocolos, mas diferentes entre si.


Configuração do Ovislink AirLive WL-5460AP

Faça a configuração do WL-5460AP em um computador ou notebook conectado à internet.

Acesse as propriedades da conexão local.

Propriedades da conexão local
Propriedades da conexão local

 

Em TCP/IP versão 4, configure o endereço IP com 192.168.100.100, máscara de sub-rede 255.255.255.0 e gateway padrão com 192.168.100.252.

Configuração do protocolo TPC/IP Versão 4
Configuração do protocolo TPC/IP Versão 4

 

Entre no seu navegador e digite na barra de endereço o 192.168.100.252 para acessar o WL-5460AP.

Barra de endereço do navegador com 192.168.100.252
Barra de endereço do navegador com 192.168.100.252

 

A depende da atualização do firmware, poderá ter ou não as opções a seguir. Escolha a que for mais conveniente. No exemplo, foi escolhido o modo access point. Clique em Configuração.

Modos de configuração  WL-5460AP
Modos de configuração  WL-5460AP

 

A próxima janela que surgir são as definições a serem preenchidas.

Definições do modo access point
Definições do modo access point


Após preencher as definições, salve e reinicie o aparelho para que as mudanças sejam salvas.

Por fim, será possível utilizar o WL-5460AP. Se tem algo a mais para acrescentar ou alguma curiosidade, por favor, deixe nos comentários para ajudar outras pessoas.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?