Explicação de termos técnicos de códigos de erro das placas-mães de PC

Segunda atualização: 4/7/2023

Alguns termos complexos são encontrados em documentos placas-mãe de computadores e aqui são explicados mais detalhadamente

Placa-mãe memória RAM DIMM e soquete 462
Placa-mãe memória RAM DIMM e soquete 462

 

Os termos abaixo não pertencem à placas-mãe antigas. Ocasionalmente, podem ser encontrados nas placas-mães mais atuais.


Accelerated Graphics Port ou AGP, é o antecessor do PCIe X16, ou seja, é o eslote onde é usado para conectar a placa de vídeo. A AGP é o soquete de cor marrom, com menor frequência cor verde e laranja, e presente nas placas-mães mais antigas que usavam memória RAM DDR1 e nas DDR2 iniciais. PCIe provém de Peripheral Component Interconnect Express. 

AHB (AMBA High-Performance Bus) do tipo escravo da DMA é um dispositivo ou circuito de entrada e saída de dados. Também presente na AHB, são os dados transferidos entre a memória RAM e outros dispositivos em que não passaram pelo processador para não sobrecarregá-lo. 

BIOS inválido (por exemplo, módulo POST não encontrado). O POST é de Power On Self Test ou Autoteste de Ligação e é aquela linha de caracteres que corre na vertical de cima para baixo e surge como conferência da memória RAM e a lista de dispostivos conectados no computador como HDs e leitores e gravadores de CD e DVD. Para usuários da década de 90, se lembrará que a contagem da capacidade da memória RAM era mostrada na tela. Se era 256Mb, a contagem começava em 1M e adicionava 1 a 1 até encerrar o total, contudo, em 1 ou 2 secundos se concluia. Possivelmente, este erro é a não execução do teste POST ou outro módulo da BIOS com deficiência como a sequência de boot.

CMOS vem do termo Complementary Metal-Oxide-Semiconductor e sua função é armazenar o programa BIOS (Basic Input/Output System), isto é, a tela normalmente azul que serve para o "botar" a ordem dos dispositivos na formatação, alterar data e hora e outras funções. Este erro pode se originar de uma configuração equivocada e, neste caso, basta resetar. Outras causas de erro podem ser arquivo de BIOS corrompido. 

O erro do CMOS está associado a uma varredura do firmware, isto é, programa presente do circuito integrado e é normalmente chamado pelos técnicos de BIOS. O CMOS é o programa que tem a função de manter o funcionamento do programa inicial de um computador como acertar data e hora, sequência de boot para a formação, quanto alocar de memória RAM para a porta de vídeo onboard, configurações básicas de chipset e outros.

CMOS checksum. Erro na soma de verificação da CMOS. A soma de verificação é um código ou algoritmo de programação usado para conferir a integridade da memória RAM. Os testes de memória fazerm somas de verificação.

DiagTools é um antigo programa da HP que tinha a finalidade de fazer uma varredura no hardware e gerar um arquivo de log em .txt que era salvo no PC. Este arquivo era então enviado para um agente de suporte dedicado para resolver o problema de hardware com base no que o programa salvou. O nome do arquivo era "hpsup.txt ". O DiagTool era nativo da linha Vectra, comercializada em meados dos anos 80.

DMA é Direct Memory Access e significa Acesso Direto à Memória. É um recurso que serve para aliviar o processador e a memória volátil do módulo de memória RAM é acessada pelos periféricos diretamente sem passar pelo processador, já que, normalmente, o processador é o único componente com acesso direto à memória RAM.

EDO (Extended Data Out)é uma memória. Em tradução, EDO é Saída de Dados Estendida e é antecessora da DDR1. Este erro pode surgir como erro de memória ou do soquete, já que a EDO é da década de 90 e o arquivo da BIOS pode estar obsoleto e apontar defeito dos módulos DDR1 ou DDR2 como sendo EDO.

Failure Fixed Disk ou Disco fixo com falha é pertinente ao HD com possibilidade de defeito ou incompatibilidade com a placa-mãe. Geralmente, aparecerá 0, 1 ou mais números a depender da quantidade de HDs instalados, que correspone ao HD mencionado, se primário ou secundário das porta Sata 1, 2, 3 ou 4 ou IDE 1 ou 2.

Gate A20. Falha na memória ou memória ausente. A falha pode estar no circuito integrado 8042 ou no processador e tem relação com o gate A20. O gate A20 é um sinal emitido pelo chip 8042 para, possivelmente, acionamento de um comando, já que o gate é terminal de MOSFETs. O chip 8042 é um circuito integrado muito presente em placas-mães antigas e às vezes podia estar integrado no chipset da mesma. Este sinal deixa o processador em modo protegido, ou seja, existem 4 limites de acesso aos dados. O nível 3 é onde rodam a maioria dos aplicativos e nível 0, a camada mais secreta é onde está o kernel do sistema operacional e as funções de API.

APIs (Application Programming Interface) é uma plataforma de programação que executa os códigos do nível alto e compila em nível lógico baixo que é o binário lido pelo processador. Essas APIs são executadas pelos arquivos de BIOS que utiliza as APIs do Windows para criação de funções usadas para acessar o hardware e, neste caso, o driver é uma interface para compatibilizar o próprio hardware com o sistema operacional.

Enfim, modo protegido são acessos restritos ao "código-fonte". 

A porta A20 é controlada pelo chipe controlador do teclado e soldado na placa-mãe. Ele provê acesso à Área de Alta Memória (High Memory Area - HMA). Essa é uma memória especial porque o processador opera em modo real. Se quiser aprofundar mais o conhecimento, pesquise sobre os modos de processamento do processador.

HP Hardware Diagnostics. Este programa da HP existe até hoje e está atualizado. Vem pre instalado nos computadores da HP com o sistema operacional Windows.

IRQ é Interrupt Request ou Pedido de Interrupção e serve para interromper sinais específicos de alguma placa quando necessários. Por exemplo, é necessária a interrupção de internet WiFi caso queira utilizar a internet através do cabo.

Memória de 64k. Faz parte da memória RAM. Limpe antes os soquetes e os terminais dourados do módulo antes da substituição. Os 64k é um termo presente na ciência da computação. Nnos anos 70 e 80, os 64k tinham ligação direta com o processador e era destinado para o uso do sistema operacional e outras aplicações do usuário, batizado como memória convencional. Os 64k é devido ao processador Intel 8088 operar em 16 bit e como a memória é endereçável por byte, e cada byte tem seu próprio endereço, 8 bits formam 1 byte, neste caso, 16 bits são 2 bytes, logo, contêm 2 endereços, assim sendo, surge os 64k de 2^16 = 65.536, em outras palavras, 64k porque é um valor desarrendodamento de 65.536.

Em síntese, problema no endereço de 64k da memória pode ser sujeira nos terminais dourados e consequente impedimento da comunicação com a placa-mãe ou defeito no módulo.

NMI, ou Interrupção não Mascarável, é um defeito de hardware detectado pela BIOS e é causado por problemas de peças de hardware como memória RAM e processador, falha de resfriamento, incompatibilidade de peças e sobretensão ou subtensão.

Paridade de memória RAM é presente em computadores mais antigos com mais probabilidade de darem erros, a paridade da memória servia para comparar o armazenamento na memória RAM e a consequente armazenagem e paridade computada para detectar erros. A paridade é um circuito integrado individual que era vendido como um melhor benefício nas memórias RAMs, desta forma, alguns fabricantes vendiam módulos de memória com ou sem paridade.

PnP: Plug and Play. Dispotivos de rápido reconhecimento ao conectar, assim como é um mouse ou teclado USB.

Power Suppy Unit (PSU) e o objetivo não é fornecer energia, mas converter a tensão alternada em tensão contínua. A tradução de PSU é Unidade de Suprimento de Força. Este erro pode se dar quando uma das tensões está faltando: 3,3V, 5V, 12V ou 5V do standby (fio roxo).

ROM (Read-Only Memory) e RAM (Random Access Memory). Estas 2 memórias apresentam outras derivadas, ou seja, RAM não significa que é apenas o módulo de memória RAM (DDR1, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5) e nem ROM é um gravador de CD ou DVD.

O erro da ROM pode estar envolvida com placa de rede e outras placas de expansão com driver corrompido ou falta dele. Contudo, o problema real é a falta de memória ROM no arquivo de BIOS que era necessário para suportar entradas de outros dispositivos como mencionado acima: placa de rede e outras placas de expansão. Tente atualizar o firmware da BIOS.

RTC. Não é apenas o horário do relógio mostrado no canto inferior direito da tela, foi criado para permitir que o processador cuidasse de funções mais críticas porque permite os processos sejam feitos com sincronismo. O RTC (Real-Time Clock) é um circuito integrado à parte e tem uma fonte elétrica diferente, por isso existe a pilha-moeda.

SMBIOS - SROM data read error. Erro na leitura de dados SROM. A sigla SMBIOS é de System Management BIOS, em português, Sistema de Gerenciamento da BIOS. É útil para eliminar a tarefa do sistema operacional de identificar o hardware instalado e esta função, fica por conta da BIOS. O termo SROM não foi encontrado na Distributed Management Task Force, entidade sem fins lucrativos que especifica o padrão da SMBIOS. Portanto, talvez seja necessário atualizar o firmware da BIOS.

SMBus é System Management Bus, Sistema de Gerenciamento do Sistema, utiliza o protocolo I2C para comunicação entre placa-mãe e memória RAM e também com circuitos de monitoramente de hardware. Apesar de ser incongruente como descrito acima, foi relatado por um usuário em um fórum de língua inglesa que o erro surgiu após uma configuração mal sucedida de elevar o clock do processador através da configuração da BIOS.

A Intel relata no próprio site de suporte que pode ser falta de driver instalado do controlador SMBus. O SMBus também pode ser o padrão de comunicação da ponte norte ou sul das placas-mães.

System cache. Erro no sistema de cache ou cache desabilitado. Alguma possível incompatibilidade entre placa-mãe e processador. Limpe o soquete do processador ou soquete. Confira nas configurações da BIOS se está configurado corretamente a frequência do processador. Por fim, confira o VRM (Voltage Regulator Module) da placa-mãe. VRM é módulo regulador de tensão e é o setor responsável pelo chaveamento da tensão do processador.

 

Se tem algo a mais para acrescentar ou alguma curiosidade, por favor, deixe nos comentários para ajudar outras pessoas.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

 

Márcio Baldo

Comentários

Postar um comentário

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

Como ativar o slot PCI Express x16 para uma placa de vídeo na placa-mãe de PC?