Como usar o scanner da Ricoh Aficio MP 161, MP 171 e MP 201?

O seguinte tutorial é realizado na própria impressora e utilizado na Info Usado para testar a placa lógica da impressora e o scanner. Se a placa lógica consegue digitalizar perfeitamente, então, é disponibilizada para venda.

Impressora Ricoh da linha MP usada para testes na Info Usado

Impressora Ricoh da linha MP usada para testes na Info Usado


Modelos compatíveis:

- MP 161;

- MP 161F;

- MP 161SPF;

- MP 171F;

- MP 171SPF;

- MP 201F;

- MP 201SPF.

Antes de tudo, para fins de testes, conecte a impressora em um roteador local através de um cabo RJ45. Neste mesmo roteador, conecte também o notebook ou computador e plugue o cabo USB com a impressora.

No Windows, em contas dos usuários, habilite o usuário Convidado. Ele precisa ser ativado. Deixe sem senha.

No diretório C:/, crie uma pasta chamada ricoh. Compartilhe ela com Todos e também com o usuário Convidado. Dentro das configurações de compartilhamento da pasta, altere e permita a Leitura e Escrita.

Pesquise pelo menu Iniciar o script secpol.msc e habilite o Convidado para permitir que este usuário acesse o dispotivo via rede. Ainda no secpol.msc, vá na opção de negar acesso via rede e exclua o Convidado, caso exista.

Para finalidade de teste, desabilite temporariamente o firewall do Windows. Lembre-se de reabilitar ao concluir este teste. 

Se dirija ao painel da impressora e configure o protocolo SMB. Vá em procurar pela rede automaticamente e espere aparecer o grupo de rede do dispositivo. Por padrão, é o Workgroup.

Antes de continuar, um adendo. Caso a impressora não identifique o Workgroup, é sinal que ela não reconheceu a rede local. Tente repetir o passo acima. Recomendo que instale o programa nativo da Ricoh para procurar as impressoras na rede local, o driver da impressora e o driver do scanner. Você pode encontrar no site oficial da fabricante.

Já passaram mais de 20 máquinas dessas pela bancada de testes da Info Usado. As peças são disponibilizadas para venda se não for possível configurar o SMB porque a maioria das pessoas usam a impressora da marca Ricoh para digitalizar através da rede local e com conector RJ45. Acredito que este insucesso deva ser algo ligado ao firmware.

Se a impressora reconhecer o Workgroup, escolha o nome do dispositivo, mesmo que apareça o modelo do roteador.

Na primeira tentativa, surgirá uma mensagem de não ter conseguido conexão. Tente mais uma vez e surgirá o campo para digitar o nome do utilizador. Obviamente, digite o nome do usuário Convidado desta mesma forma com o C em maiúsculo. A senha deixe em branco porque foi configurado sem senha.

Feito isso, você verá este padrão: \\NomeDoNoteOuPC\ricoh. As duas barras (\\) significa que é um diretório compartilhado. Assim sendo, você conseguiu fazer os dispositivos se comunicarem.

A impressora utilizará o usuário Convidado para se conectar no dispositivo e salvará as digitalizações na pasta ricoh.

Por fim, aperte o botão verde para digitalizar e aperte o botão de # para continuar. E a digitalização será realizada.

Uma observação é que não precisa instalar nem o toner e nem a unidade de imagem para as digitalizações. O único inconveniente é que sem estas peças, ao ser ligada, a impressora precisa de um tempo antes de permitir as digitalizações.


Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

Como ativar o slot PCI Express x16 (placa de vídeo) da placa-mãe de PC?