Notas de Resgate: projeto de extensão pela defesa da causa animal
Este relatório foi originalmente usado para cumprir uma atividade de extensão do curso de Bacharel em Engenharia Ambiental
Por questão do direito de imagem, o nome da representante da instituição é fictício e não é mostrada a sua face. Foi incluído no blog da Info Usado porque o acadêmico faz parte do quadro de colaboradores da empresa e a mesma cedeu horas para executação deste projeto.
Fique à vontade para usar este conteúdo como modelo. Está na íntegra.
Breve Relato sobre a Atividade Realizada
A ONG é o Bicho é uma entidade social sem fins lucrativos que atua no resgate, apoio, cuidado, castração, alimentação e suporte de animais de pequeno porte abandonados ou que sofreram maus-tratos. A principal classe de animais atendidos são caninos e felinos. Sua sede fica em Pato Branco-PR.
O primeiro contato do acadêmico com uma das representantes da entidade, senhora Fernanda, foi através de um aplicativo de mensagens. Nesta comunicação, o acadêmico se apresentou e especificou o trabalho que precisaria realizar. A intermediação entre as duas partes se deu por indicação de uma pessoa conhecida entre ambos e atuante na causa animal.
O segundo contato ocorreu na sede da ONG é o Bicho no dia quatro de maio de 2024 e estavam presentes as pessoas voluntárias e membros da gestão. O debate foi sobre aspectos financeiros da entidade como receitas e despesas, desenvolvimento e participação de projetos e sucessão da atual presidência.
Neste mesmo dia, foi combinado entre este representante e o acadêmico o cadastramento de 14.400 notas fiscais no domínio https://www.notaparana.pr.gov.br a fim de reverter em doações monetárias para a ONG, o que equivale a 40 horas de trabalho voluntário. O cálculo usado foi a média de seis cadastros por minuto, métrica elaborada pela Fernanda.
O Governo do Estado do Paraná, com a finalidade de aumentar a arrecadação de impostos e diminuir a sonegação, instituiu o Nota Paraná através da Lei n°18.451/2015 que é chamada de Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Paraná. A pessoa cidadã, em todas as relações comerciais que tiver emissão de nota fiscal em seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), após alguns meses, o Estado fará um cálculo e devolverá um pequeno valor para a pessoa cidadã de acordo com o valor total consumido e comprovado através da nota fiscal. Os contribuintes podem usar este crédito para pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), transferir para a conta bancária titular ou utilizar o valor para outro programa do Governo do Estado chamado Paraná Play. Esta ação é conhecida no mercado como cashback ou “dinheiro de volta”.
Contudo, é comum os consumidores não solicitarem o CPF na nota fiscal cujo créditos podem ser doados para instituições sem fins lucrativos como é o caso da ONG é o Bicho. O procedimento para isso é:
a) Ter a posse destes documentos fiscais;
b) Acessar o site do Nota Paraná ou baixar o aplicativo para smartphone;
c) Incluir no lançamento o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da entidade destinada a receber a doação;
d) Digitar o código de barras ou ler com leitor de Quick Response Code (QRCode) ou usar a câmera do smartphone, se for o caso.
E esta foi a meta atribuída ao acadêmico: cadastrar 14.400 notas fiscais para a ONG é o Bicho receber doações dos créditos. Para agilizar a operação, a ONG emprestou o leitor de código QRCode.
O acadêmico superou a meta e cadastrou 15.029 documentos. Para entender a dimensão da quantidade de notas fiscais cadastradas, o volume necessário para armazenar todas os papeis é de 86,86 litros. As medidas da caixa de papelão foram: comprimento de 56 centímetros (cm), altura com 47 cm e largura com 33 cm. O peso total foi de 10 quilogramas.
Imagem 01: caixa de papelão usada para armazenar as notas fiscais. Maio de 2024 |
Para comprovação da veracidade, a imagem abaixo foi obtida diretamente do site Nota Paraná com marcações da razão social da ONG é o Bicho, ASSOCIACAO E O BICHO e o mês corrente de maio de 2024. Mais abaixo é mostrado o total de registros realizados, conforme imagem 02.
Imagem 02: cadastro de 15.029 notas fiscais destinado para a ONG é o Bicho como beneficiário. Maio de 2024 |
Em nível macro, esta atividade contribuiu para o objetivo número 15, Vida Terrestre, dentre os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) que, no escopo da Organização das Nações Unidas (ONU), visa serem alcançados até o ano de 2030 e representam metas de ação global, desafios estes, enfrentados pela população brasileira e também pelos demais habitantes do mundo.
Como a ONG é o Bicho tem veterinários parceiros e a necessidade de alimentar diversos animais, sem contar com gastos de mão de obra, escritório em geral, limpeza, aluguel, energia elétrica, água e outros consumíveis, estes recursos financeiros ajudam a instituição a manter suas atividades operacionais.
Descrição das Etapas da Atividade Realizada
Objetivo Geral:
a) Contribuir com a receita financeira da ONG é o Bicho.
Objetivos Específicos:
a) Capacitação e ambientação na plataforma Nota Paraná;
b) Cadastrar 14.400 notas fiscais a fim de gerar doações em dinheiro para a ONG é o Bicho.
A justificativa do desenvolvimento deste trabalho se deu em associar a teoria com a prática. Mesmo sendo uma entidade de proteção animal e sem fins lucrativos, esta instituição está inserida num contexto de microeconomia. A microeconomia trata das relações entre famílias e instituições, e também entre famílias e famílias, e instituições e instituições. Nessas inter-relações, há a necessidade de trocas como mão de obra, permutas e compras e vendas de bens e serviços. Desse modo, entidades sem fins lucrativos possuem a necessidade de ter receitas diante dos desafios que a causa animal exige como resgates, tratamentos, cirurgias, cuidados e medicamentos.
A metodologia aplicada foi de estudo de caso cuja característica é o entendimento de um caso dentro de um contexto real. O caso em si foi o esforço do acadêmico em cadastrar notas fiscais no portal Nota Paraná para reverter em recursos pecuniários que serão utilizados pela ONG é o Bicho para custear as despesas operacionais da causa animal. Estas ações constituem um contexto real e de nível micro.
A coleta de dados não seguiu nenhum procedimento formalizado como questionário ou entrevistas, visto que, na reunião presencial do dia quatro de maio de 2024, quatro pessoas da gestão mostraram em telas de computador e de smartphone, como cadastrar as notas fiscais. Menos de 10 minutos foram suficientes para o acadêmico entender a operação.
Os instrumentos utilizados para esta atividade foram:
- Leitor de QRCode;
- Computador com acesso à internet;
- Smartphone com acesso à internet.
O público-alvo beneficiado, indiretamente, é a ONG é o Bicho e também todo o ecossistema de profissionais liberais como médicos veterinários e empresas de comércio, como revendedores de insumos caninos e felinos necessários para a efetivação da operação da ONG. Desta forma, os mais beneficiados diretamente são os animais como cachorros e gatos que recebem tratamentos adequados para sua saúde e melhores condições de vida.
Discussão dos Resultados Alcançados
Além de o acadêmico ser inserido num ambiente novo e inédito, há ganhos no espectro cognitivo ao adquirir novas habilidades técnicas ligadas à saúde animal e o enriquecimento de sua rede de contatos ao lidar e conhecer pessoas que não teria acesso sem uma atividade de extensão acadêmica. Além do enriquecimento social, traz a vantagem de, ao longo prazo, aumentar as possibilidades da própria atuação profissional de ter a possibilidade de receber por meio de indicações, prestações de serviço e representações comerciais, novas oportunidades de trabalho.
De qualquer modo, é gratificante e desejoso pela sociedade a atuação de diferentes profissionais para sanar problemas corriqueiros da vida urbana como animais abandonados ou sofredores de maus-tratos. Dessa forma, a saúde dos seres vivos é garantida e evita-se que sejam atropelados ou sofram danos maiores quando largados à revelia. Esta tentativa de evitar prejuízos para a saúde e vida dos bichos domésticos é o maior resultado esperado.
Há que salientar a atuação de diferentes ONGs contribui para a educação humana no sentido de respeito a qualquer ser vivo.
Autoavaliação
A atividade de cadastrar nota fiscal no portal Nota Paraná é vital para a ONG é o Bicho como maximização das receitas. No entanto, em vista das práticas educacionais, é interessante o acadêmico ampliar outras atividades dentro da entidade de modo a ampliar seus horizontes com novas tarefas e assim aumentar o seu saber e o conhecer frente aos desafios que animais de estimação enfrentam no dia a dia.
O total de horas necessárias para cumprimento desta atividade extensionista foi de 50 horas devido às ações abaixo, conforme Tabela 01.
Atividade | Horas |
Participação presencial da reunião da ONG é o Bicho no dia quatro de maio de 2024 | 2 |
Cadastramento de 15.026 notas fiscais | 42 |
Elaboração do relatório de atividade extensionista | 4 |
Cinco visitas para coletar notas fiscais na sede da ONG é o Bicho | 2 |
Total | 50 |
Tabela 01: descrição das atividades e horas necessárias para a conclusão
Anexos
|
|
Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.
Márcio Baldo
Comentários
Postar um comentário