Como entender o empreendedorismo de forma resumida?
Este conteúdo foi ministrado em aula da disciplina Empreendedorismo em uma faculdade particular da cidade de Pato Branco-PR como professor substituto no ano de 2015, turma de Sistemas de Informação
Introdução
A partir do século XV, o Mercantilismo foi um período econômico que consistiu no comércio marítimo, por este motivo, o Brasil foi "descoberto" em 1500 porque Portugal pretendia alcançar a Índia. O Mercantilismo foi, sobretudo, cultivado principalmente na Europa. Curiosamente, foi nesta época que as sementes do capitalismo foram plantadas, pois no ciclo anterior, na Idade Média, a predominância era de servidão entre o vassalo e suserano.
O comércio marítimo possibilitou o início das exportações e importações de produtos, em alguns casos manufaturados como itens bélicos, e contribuiria também, posteriormente, para a Revolução Industrial.
Mas, antes do início da Idade Média, existia uma instituição que dominava boa parte do Ocidente, a Igreja Católica. Para se ter uma ideia, a influência da igreja era tamanha que reis eram coroados pelas mãos do Papa.
Para cuidar de uma instituição tão grande, precisou-se adotar a hierarquia como forma organizacional. A igreja inspirou nas organizações militares como infantaria, cavalaria e outras. E não obstante, as empresas foram influenciadas de tal modo que os cargos também obedecem a uma hierarquia com funções bem definidas. Podemos dizer que as primeiras práticas empresariais foram inspiradas da antiga burguesia que era influenciada pela aristocracia e pela igreja.
A moda surgiu, por exemplo, porque a burguesia tentava copiar os modelos de roupas usados pelos aristocratas como reis, rainhas, princesas, príncipes, barões, baronesas e outros, e estes, para evitar de serem copiados, frequentemente, mudavam os formatos das roupas e cores para se manterem distintos e não serem confundidos com os burgueses diante da população.
Voltando ao assunto principal, em nível organizacional, a Igreja Católica teve 25 cargos e representava alguns anos atrás cerca de 18,46% de católicos no mundo, se considerar a população mundial que era de 6,5 bilhões de pessoas em 2005.
Contudo, na Idade Média, tivemos um povo nômade que invadia militarmente e saqueava as terras europeias e Oriente: os Mongóis. Esta etnia tinha uma organização peculiar e existiam apenas 5 cargos. Para cada 10 homens, havia um líder. A cada 100 outro líder. Em 1.000, outro líder. E cada 10.000 outro líder. Exércitos de 200.000 mil homens também havia um único líder responsável. Eles foram a única nação no mundo a conquistar toda a China. Estes líderes só ascendiam com base na meritocracia. Em nível militar, a área conquistada equivalia a 2,3 vezes o Brasil e mataram cerca de 40 milhões de pessoas.
Assim como a igreja e o Mercantilismo influenciaram a atual administração no seu nascimento, a hierarquia militar também deixou suas heranças, como dito anteriormente.
Por que Taylor revolucionou tanto a administração?
Frederick Winslow Taylor revolucionou a administração porque foi um dos primeiros a tratá-la como uma ciência. Por isso que os livros de história da administração mencionam o autor.
O que ele fez foi organizar a forma de trabalho e estudar a produtividade. Na época, só se diminuia custos através da redução do salário da mão de obra nas fábricas ou deixando de comprar matérias-primas. E um dos intuitos de Taylor foi corrigir esta prática e procurar outras fontes de redução de custos.
O trabalho dele consistiu em:
1 - Dividir o trabalho em etapas;
2 - Estudar cada uma das etapas;
3 - Reorganizar o trabalho da forma mais produtiva;
4 - Treinar os colaboradores para seguir aquele modelo produtivo.
Em muitos livros há críticas ao Taylor. Contudo, ele acreditava que se conseguisse uma melhor eficiência (veja que ele não pretendia diminuir o salário do trabalhador), o trabalhador teria um rendimento melhor e também poderia obter melhores salários. Era uma forma de todos ganharem.
Os estudos de Taylor foram restritos na produção.
Cinco Grandes Áreas da Administração
No decorrer dos anos, a administração foi se tornando bastante complexa. Após Taylor, surgiram novas teorias que tratavam sobre os negócios, pessoas, sistemas, objetivos, marketing e outros.
Então, para faciliar o estudo da Administração, a mesma foi dividida em cinco grupos.
Finanças
Nas finanças é onde são tratados os lucros e retornos de investimentos, não somente o Contas a Pagar e Receber.
É através das análises do Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) que são feitas as análises de um negócio. Estas análises são as horizontais e verticais. A primeira confere o desempenho do negócio no decorrer dos períodos. Na segunda se confere o resultado econômico da empresa.
O maior exemplo de inovação dessa área foi a Du Pont que na década de 20 adotou cálculos para saber qual era exatamente o retorno do capital investido.
Atualmente, se procura calcular o ROI (Return on Investment) para mensurar a vantagem ou desvantagem de um investimento. E nada mais é do que o (ganho obtido – investimento) / investimento.
Esta seção é apenas um breve resumo, pois as finanças envolvem muito mais temas como depreciação, orçamento base zero, custeio, finanças estratégicas, mercados financeiros e outros. Há uso de estatística também.
Logística
Esta é uma área que não é dada muito atenção pelos negócios prestadores de serviço. Contudo, no serviço, precisa-ve de peças e também de movimentação das ferramentas de trabalho, distribuição dos grupos de trabalho e metas, por exemplo.
Logística não é apenas fechar a carga de um caminhão e enviar os produtos para um cliente, mas diz respeito ao suporte de entrega de matérias-primas, informações e despacho de documentos.
Quando o iPod foi lançado, sua inovação não era o aparelho em si, mas ter a disponibilidade de músicas através de sua plataforma com qualidade e não pirateadas. Durante a década de 2000 e 2010, eram comuns a utilização dos programas de compartilhamento P2P (Peer to Peer) como Kazaa e eMule. Considerados "grátis" para encontrar músicas, gerou muitos processos por parte das gravadoras contra as desenvolvedoras dos programas acima e a Apple convenceu as proprietárias das músicas a venderem suas músicas na sua plataforma.
Marketing
Outra parte da administração que sofreu modificações e muitas atualizações. Até então, o marketing era uma forma de vender e utilizava-se isso os 4 Ps para entender um setor:
- Produto;
- Preço;
- Prazo;
- Praça.
Os 4Ps jão são considerados defasados. Até então, havia sido acrescentado mais dois Ps: Pessoas e Planeta.
Contudo, devido ao nível de complexidade que a internet trouxe para os negócios, hoje o marketing lida também com o relacionamento público de uma marca perante seus consumidores, desenvolvimento de clientes e de produto, pós-venda, comportamento, gestão de produto e serviço, sucesso ao cliente, pós-venda e muitos outros.
Enfim, Marketing é como a empresa se comunica, ferramentas que utiliza e como responde ao consumidor. Muitas marcas já utilizaram aspectos negativos e os convergiram para criar uma boa imagem perante o público. No início da década de 2010, uma professora de Ética afirmou que uma fabricante de sabão em barra foi multada por crimes ambientais. Diante disso, esta indústria afirmou na propaganda que na quantidade X de seus produtos, uma árvore seia plantada. Não era uma propaganda para causar uma imagem positiva, mas o cumprimento de uma sentença jurídica.
Gestão de Pessoas
Trata da relação da empresa com os seus trabalhadores e vice-versa. Há também um público geralmente esquecido, os trabalhadores indiretos. Ocasionalmente, pode também envolver a comunidade o qual a empresa está inserida e, se for do desejo da mesma, criar projetos sociais.
Este setor também está inserido o tema de gestão ambiental e é muito comum ser da responsabilidade do(a) profissional do segurança do trabalho os cuidados com gestão de resíduos da empresa.
Não é somente cumprir regras trabalhistas como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou Normas Regulamentadoras (NR), mas em manter um clima organizacional benéfico para todos e também moldar a cultura organizacional da empresa. A cultura organizacional está para a empresa assim como o caráter está para uma pessoa.
Não precisamos buscar referências externas porque aqui no Brasil temos empresários influentes. Um exemplo é Ricardo Semler que na Semco introduziu a democracia na tomada de decisões da empresa e envolvia os colaboradores nas direções do negócio. Isso foi implantado na década de 80 e muitas vezes foi visto como um representante do comunismo por parte de outros empresários naquele período. Outra mudança considerada radical na época foi tornar público aos trabalhadores as informações a respeito dos salários dos executivos. Os executivos receberam apelidos como "Marajás" por parte da força trabalhista da Semco.
Produção
A produção é o modelo de desenvolvimento do trabalho e, consequente, da fabricação do produto, prestação de serviço e o comércio de bens.
Dentre muitas referências, uma destacável é o modelo Toyota de Fabricação. Como o Japão estava recuperando do pós-guerra e, vale lembrar que, além da destruição das cidades e por ter sofrido dois ataques de bombas atômicas, a economia do país encontrava-se arrasada. Deste modo, havia limitações de infraestrutura no país e falta de matéria-prima.
Desde cedo, sistema produtivo precisava ser eficiente e as seguintes mudanças foram realizadas:
- Diminuição do estoque e consequentemente menos galpões para armazenar insumos e peças. Foi estreitada a relação com os fornecedores para que os insumos fossem enviados em pequenos lotes, porém constantes e ininterruptos.
- Produção enxuta que obrigava a empresa a diminuir tudo o que não era necessário, principalmente, atividades consideradas redundantes ou não agregadoras.
- Eliminação de serviços desnecessários. Por este motivo, os trabalhadores operavam em pé.
- Trabalhadores polivalentes que assumiriam múltiplas funções.
- Abertura de sugestões dos colaboradores para melhoria do negócio.
Há afirmações não oficinais que foi o Modelo Toyota de Produção que influenciou o Manifesto Ágil presente na gestão de projetos. O Manifesto Ágil foi formulado nos anos 90 e, sobretudo, usado nas empresas desenvolvedoras de software.
Os princípios do Manifesto Ágil são:
- Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais do que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais do que seguir planos.
Veja bem, a palavra usada é mais do que. Não é eliminação da segunda parte de cada sentença.
Estratégia
Tendo as cinco grandes áreas definidas e separadas, o que facilita meticular as tarefas, processos e melhorá-los, também torna-se possível pensar em estratégia, pois são cinco áreas interligadas e influenciadas entre si.
O que é estratégia? É o conhecimento tácito, o preparo que, diante de uma oportunidade, se executa uma ação para atingir um objetivo e que trará benefícios para algo ou alguém.
Muito romantizada em filmes e seriados como um golpe de sorte que o herói vence o tirano, a estratégia acontece na maioria das vezes com pessoas ou organizações que estão preparadas.
Estratégia da Inovação
Nesta parte se faz uma dinâmica com a turma.
Organiza toda a sala em filas indianas e os deixa separados apenas nos seus espaço de suas próprias carteiras. O espaço da carteira e até onde os braços alcançam são os únicos espaços que os alunos poderão ocupar.
O objetivo é que cada fila seja uma equipe e cada equipe produza o melhor avião de papel. O único requisito é que o avião consiga atravessar a sala. Cada pessoa fará apenas uma tarefa na criação do avião, ou seja, apenas uma dobra.
No primeiro momento, não poderão se comunicar e cada um fará o avião da forma que sabe fazer. Obviamente, o avião terá dificuldades em voar no teste.
Deixo-os se comunicarem por 2 minutos e combinarem a melhor forma de produzir o avião.
Fim do tempo, retorna o processo de fabriação do avião de papel com a mesma folha de papel usada na primeira tentativa.
Os requisitos deste projeto são:
- Produto e serviço: fazer um avião que tenha voadura.
- Processo: definir o tempo a ser executado e se cada membro possa fazer uma dobra ou duas dobras. Última carteira da linha poderá fazer os testes. Será livre por parte da turma. Requisito: concluir a produção do avião de papel.
- Marketing: como comunicar a venda do avião de papel para um público específico? Quem seria o público? Requisito: criar uma campanha de marketing. Livre a escolha de qual mídia seria usada. Televisivo? Revista? Página web? Marketing de conteúdo? Utilizariam os materiais que usam em sala como canetas, lápis, borracha e corretivo. Requisito: criar uma propaganda.
- Organizacional: permitir que na última tentativa de produção de avião, possam se organizar da forma como quiserem e das etapas que acreditarem serem as mais viáveis. Requisito: melhorar o processo anterior.
A inovação em produto, processo, marketing e organizacional são áreas passíveis de inovação propostas no Manual de Oslo que enxerga a inovação no caráter da própria empresa, não necessitante ser algo inédito no mercado.
Inovação
O inovador é quem leva as flechadas nas costas. Já ouviram esta afirmação?
Aqui a inovação não é vista no viés o Manual de Oslo, mas sim como algo inédito do mercado. Produto ou serviço disruptivo.
Isso se dá por não existir qualquer regulamentação e nenhum conhecimento sobre o tema que possa ganhar proteção ou menores riscos aos inventores, pois o resultado de sua criação foi tentativa e erro. E continuará sendo tentativa e erro até o mesmo identificar qual será a posição do mercado.
Este novo produto/serviço é inédito para o mercado. Atualmente, já se passou o período de inovação de carros elétricos porque já existem no mercado. Logo, se uma empresa com capital 100% nacional inicia produção de carros elétricos, não é mais inovação.
Outro aspecto dito acima sobre a regulamentação. As regulamentações são as leis do setor que obriga ou dispensa algumas obrigatoriedades. Um exemplo passou a ser a regulamentação trabalhista a respeito dos motoristas de aplicativos. Mas, para ser criada pelos políticos, precisou antes surgir o novo negócio.
No lançamento do Uber, a empresa enfrentou bastante processos jurídicos de governos e a ira dos taxistas. Muitos foram os casos onde os taxistas agrediam os motoristas e os passageiros, além de quebrar partes do carro do condutor do aplicativo.
O enfrentamento da empresa contra o Lobby governamental foi gigantesca e isso deu espaço para concorrentes entrarem no mercado enquanto a Uber enfrentava estes dilemas sozinha.
Este é o resultado de ser o primeiro a levar flechadas nas costas.
Processo de Inovação
A história mostra que aqueles gênios malucos não geram inovações, geram histórias e exemplos a não serem seguidos. O máximo que podem alcançar é lançar a ideia sem rentabilidade. Os inovadores não correm riscos. Não é do tipo que atiram para levar tudo ou sair sem nada. Não é assim. É tentativa e erro, mas com método e análises, principalmente, quando se envolve gastos.
Existiram pessoas isoladas que são consideradas gênios e alcançaram sucesso financeiro. Contudo, lembre-se, são raros.
Entra muito em comum a tática de errar rápido. De modo a evitar o tempo gasto ou uso de recursos, desenvolve algum produto e lança no mercado para conferir como é sua aceitação. Geralmente, este lançamento não é o produto ou serviço completo, mas parte dele. O objetivo é aprender com o mercado e observar como é usado, assim, facilita quais os recursos que precisam ser adicionados ou quais precisam ser removidos.
Como Começar?
Tudo começa com um problema a resolver. Qualquer objeto, ideia ou serviço é vendível, só precisa encontrar a pessoa ou empresa que esteja disposta a comprar.
Já foi vendido teclado programável de caixa de supermercado que não funcionavam 10 teclas de 44. A venda foi na internet. Sempre existirão pessoas que arriscam e isso é ótimo para os negócios e para o desenvolvimento pessoal. Contudo, seja transparente.
Mas, lembre-se, haja com risco calculado e não invista todo o dinheiro no negócio. Deixe uma reserva para a comida, remédios e do bem-estar de sua família. Use apenas o que sobrar e não toda a poupança. A preferência é investir minimamente em um novo negócio, principalmente, se não tiver experiência.
Conhecimento
O conhecimento é a aplicação da informação. Informação sabe o que é. Conhecimento é saber como fazer. O empreendedorismo tem relação com conhecimento, informação e o dado.
Dado são informações isoladas e que combinadas geram uma informação. A combinação dos dados vermelho e PARE, se colocados na esquina de uma rua, instruem os motoristas que ali devem parar antes de atravessar a rua com seus veículos. A inovação envolve os três: dados, informação e conhecimento.
Os dados serão usados na empresa em cada informação salva, seja o valor gasto ou ganho, produção, número de colaboradores e outros. A combinação destes dados dará ao analista como a empresa está se saindo em nível de produtividade, lucro ou prejuízo e assim por diante.
O conhecimento vem para utilizar estas informações e melhorar os aspectos gerenciáveis do negócio.
Não significa que trabalhadores autônomos não tenham acesso aos dados e informações. Planilhas eletrônicas podem servir suficientemente para este fim. A gestão das finanças como salvar os gastos e receitas ajudará a ver no decorrer dos meses como está a prosperidade (ou não) do negócio.
Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.
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Márcio Baldo
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