Receberei minha encomenda com a greve do Correios ainda ativa?

Segunda atualização: 4/7/2023

A greve do Correios continua ativa e prejudicará o prazo de entrega das encomendas temporariamente


Fez uma compra na internet e está preocupado se irá recebê-la? Fique tranquilo, se a dúvida é sobre a entrega, sim, ela acontecerá, mas com um prazo maior devido à greve do Correios.

Vamos explicar o motivo abaixo.

Logo do Correios
Logo do Correios

Mesmo que a greve nos Correios tenha iniciado no dia 17/8/20, ela não foi aderida por 100% dos trabalhadores. Segundo comunicado do dia 19/8/20 da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), sindicato da categoria dos profissionais, a greve teve adesão de 70% dos trabalhadores.

Já segundo o Correios, em nota do dia 18/8/20, afirmou que apenas 17% dos trabalhadores não estão trabalhando regularmente.

Na última sexta-feira, a Info Usado consultou um dos atendentes de balcão do Correios de uma agência de Pato Branco-PR, e segundo o mesmo, todas as encomendas Sedex e Sedex 10 foram entregues dentro do prazo na agência daqui da cidade.


Pandemia causada pela COVID-19

Além da greve, há também a Pandemia da COVID-19 que atingiu o Brasil no primeiro trimestre deste ano, e consequentemente, o serviço de entrega do Correios. Como ainda estamos passando por este período de contágio do vírus, obviamente, os prazos de entregas também continuarão a ser afetados, principalmente pela redução do número de colaboradores por causa do atestado. O Correios emitiu comunicado alertando que o prazo de entrega poderia aumentar de 2 a 14 dias o prazo normal. 

Analisamos as encomendas enviadas pela Info Usado no mês de agosto de 2020 e 99% foram entregues dentro do prazo estabelecido. Apenas 1% chegou atrasado. Um mérito do Correios. 


Por que os trabalhadores entraram em greve?

Em 2019 teve outra greve do Correios e foi estabelecido um Acordo Coletivo com duração de 2 anos entre os trabalhadores e a empresa estatal. Contudo, o Correios conseguiu através da justiça que este acordo tivesse a duração de apenas 1 ano e 2020 seria o último. 

Segundo a FENTECT, o Acordo Coletivo de 2019 teria vigência até o ano de 2021 e afirmaram:

"Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, pagamento de adicional noturno e horas extras"

Naquele ano, como a decisão foi tomada em favor dos trabalhadores pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Correios levou o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministros entenderam no dia 21/8/20 que o acordo coletivo teria validade de apenas um ano o que se mostrou uma decisão favorável ao Correios.

Além das solicitaçẽos acima, a representação dos trabalhos pede por melhores condições de trabalho e é contra a privatização da empresa. 

Diante desta paralisação, segundo o próprio Correios, a empresa já criou um mutirão para manter normalmente as entregas de cartas e encomendas em todo o Brasil.

 

A Info Usado continuará enviando as encomendas normalmente durante a greve do Correios?

Sim, continuaremos enviando normalmente as encomendas independente como continuar a greve. Além do Correios, a Info Usado tem contrato com outras transportadoras que podem ser optadas para fazer a entrega do pedido, caso atendam a sua cidade.

Mais dúvidas sobre o pedido comprado, favor, acionar o suporte da Info Usado que serão passadas outras dúvidas não abordadas neste texto.

 

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?