Placa-mãe não dá vídeo: procedimentos básicos

Atualização: 29/1/2022

Procedimentos básicos para a placa-mãe dar o primeiro vídeo: detalhe despercebido

Para elimiar qualquer chance de erro, desparafuse e retire a placa-mãe e a fonte do gabinete. Deste modo, impede que haja algum possível curto e isola a placa de todo o restante.

Em uma mesa ou bancada não ferrosa, deixe apenas a placa-mãe. Jamais coloque em uma superfície de ferro ou que tenha resíduos de metal, eles conduzem eletricidade. Posicione a placa-mãe como a imagem abaixo e não remova o lacre do processador, perde garantia. Não há necessidade instalar a placa de video.

Placa-mãe e processador instalado
Placa-mãe e processador instalado

Com a fonte em mãos, instale o conector de 24 pinos placa-mãe e o de 4 pinos do processador (pode ser de 8 em placas mais avançadas). Por enquanto, não instale o cabo de força na fonte.

Conector 24 pinos na placa-mãe
Conector de 24 pinos da fonte instalado na placa-mãe

 

Conector de 4 pinos da fonte instalado na placa-mãe
Conector de 4 pinos da fonte instalado na placa-mãe
 

Atenção! Se sua fonte tiver o conector de 6 pinos (ou 6 + 2), não force o encaixe no fêmea de 4 pinos do processador que fica na placa-mãe. O conector de 6 pinos é para a placa de video e sua polaridade é invertida em relação ao conector de 4 pinos do processador.

Conector 6 pinos da fonte destinado para a placa de vídeo
Conector 6 pinos da fonte destinado para a placa de vídeo

Pegue sua memória RAM e limpe ela. Se tiver uma borracha escolar, use nos terminais dourados. Com uma pano, retire os excessos e finalize com álcool isopropílico. Não utilize álcool gel ou o líquido encontrado em supermercado, contém água.

Memória RAM limpa com borracha escolar
Memória RAM limpa com borracha escolar
 

Confira qual barramento (DDR2, DDR3, DDR4) e frequência (667mhz, 800mhz, 1333mhz, 1600mhz) a placa-mãe aceita em relação à memória RAM e escolha uma peça adequada. Limpe os slots da placa-mãe onde são encaixadas as memórias RAMs com tudo DESLIGADO e fora da tomada. Utilize para essa limpeza álcool isopropílico em um pincel.

Slot de memória RAM com um pente instalado
Slot de memória RAM com um pente instalado
 

Feito isso, instale o cooler do processador. Por enquanto, pode dispensar a pilha moeda.

Placa mãe, fonte, processador, cooler e memória RAM
Placa mãe, fonte, processador, cooler e memória RAM
 

Agora, conecte o cabo de força na fonte e instale o cabo VGA do monitor na placa-mãe. Pode dispensar o teclado, mouse e outros periféricos. O objetivo é fazer a placa-mãe dar video.

Identifique os pinos do power SW na placa-mãe dê um curto com uma chave de fenda. Caso não saiba qual seja, nos acione através do suporte para a correta identificação.

Pino power SW
Pino power SW

 

Após os procedimentos, a placa-mãe dará video.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática

 

Márcio Baldo

Comentários