Efeitos negativos de toner duvido em impressora laser

Atualização: 29/1/2022

Uso de toner de qualidade duvidosa em impressora laser: efeitos negativos na vida útil da máquina


Uma Xerox WorkCentre 6015 estava com defeito apontava no painel o erro 092-651 código: 22200000 Reiniciar impressora Contate suporte. A causa foi uso de toner de qualidade ruim e este tutorial mostra a limpeza e manutenção da mesma. O código acima representa erro na unidade xerográfica.

O interior da impressora estava bastante sujo e todas as peças internas estavam imundas com pó de toner. Em um caso como esse deve-se limpar a unidade xerográfica. Antes de desmontar completamente a máquina, os sensores infravermelhos foram higienizados e não obteve êxito no funcionamento da impressora.

O excesso de pó de toner e seu contato na placa pode comprometer a peça e causar curto circuito. No pó, existe material ferroso que pode ligar os pulsos elétricos de um circuito integrado da placa com o aterramento. Há um teste para ver o quanto de ferro há em um toner, basta aproximar um ímã de HD.

A imagem abaixo mostra o desmanche parcial da impressora e corresponde à parte traseira da impressora Xerox WorkCentre 6015 e nela está a unidade xerográfica.

Imagem traseira da unidade xerográfica xerox workcentre 6015
Imagem traseira da unidade xerográfica xerox workcentre 6015


A imagem abaixo é a unidade xerográfica já limpa e revisada. Em situações que o pó é liberado desmedidamente, é essencial a limpeza da peça abaixo para impedir impressões com falhas.

Unidade Xerográfica (Correia e Cilindro) Xerox Phaser 6000 6010 WokCentre 6015
Unidade Xerográfica (Correia e Cilindro) Xerox Phaser 6000 6010 WokCentre 6015

 

A unidade xerográfica é um nome particular dado pela Xerox e é uma peça formada pelo cilindro de impressão e pela correia de transferência, conhecida no mercado de impressão como transfer belt.

A seguir, é mostrado a metade da desmontagem. Em toda a etapa é necessário limpar peça por peça com pano e álcool isopropílico. Como pode-se ver, toda a carenagem de plástico foi retirada e restava uma placa, o motor principal e as chapas de ferro superiores para alcançar a unidade xerográfica, peça que é apontada pelas setas vermelhas.

Carcaça de ferro da Xerox WorkCentre 6015
Carcaça de ferro da Xerox WorkCentre 6015


A unidade xerográfica foi aberta e limpa. E foi o cartucho de toner preto, dentre os 4 cartuchos, o que mais prejudicou a máquina. No compartimento que fica o cilindro magento, por exemplo, estava impregnado com o pó de toner preto. Antes da limpeza, ele pesava 341 gramas. Limpo, o peso caiu para 307 gramas, uma redução de quase 10%.

Compartimento do cilindro magento
Compartimento do cilindro magento

Em seguida, foi preciso limpar também os compartimentos amarelo, preto e ciano. Faça com atenção, o cilindro é bastante sensível à iluminação e aos toque físicos.

Todas as placas foram despoluídas. Ao remontar uma impressora laser colorida, instale apenas o necessário de peças para ela ligar. E só parafuse depois de testada, assim não perde tempo caso tenha passado despercebido a conexão de um cabo.

Após religá-la, a impressora apresentou um novo erro, dessa vez, o código foi o 22f00000. 

Erro código 22f00000
Erro código 22f00000
 

Através de uma empresa parceira, conseguimos acesso ao manual técnico e conferimos o código do erro. Este tipo indicava problema na placa controladora. Substituída, a impressora voltou a funcionar perfeitamente.

Portanto, invista em consumíveis de qualidade. O mesmo acontece com impressora Epson jato de tinta. Ao colocar tintas ruins, entope as trilhas da cabeça de impressão e acarreta ao descarte da impresssora. Uma cabeça tem o preço próximo de uma impressora nova.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática

 

Márcio Baldo

Comentários