Por que não usar toners de péssima qualidade em impressoras lasers?

Quarta atualização: 13/7/2022

Toners de péssima qualidade geram danos na impressora laser.


Uma Xerox WorkCentre 6015 estava com defeito e apontava no painel o erro 092-651 código: 22200000 Reiniciar impressora Contate suporte. A causa foi uso de toner de qualidade ruim.

Este tutorial mostra a limpeza e manutenção da mesma. O código acima representa erro na unidade xerográfica.

O uso da Xerox WorkCentre 6015 foi para servir como exemplo. Era a única máquina disponível no momento para explicitar sobre toners duvidosos. Infelizmente, a Info Usado não vende toners.

O interior da impressora estava bastante sujo e todas as peças internas imundas. Limpe a unidade xerográfica para não manchar futuras impressões e higienize os sensores.

Os sensores servem como um tipo de fim de curso. Se o papel ficar emperrado dentro de uma impressora, como a placa lógica saberá que há um atolamento? Devido ao sensor ter um corte na transmissão do seu infravermelho no local X da máquina, ou seja, local onde o papel enroscou, isso gera um sinal elétrico para a placa lógica e ela interrompe todo o procedimento de impressão. Este sensor é como se fosse aqueles sensores lasers de filmes em que os ladrões fazem acrobacias para se desviar e chegar no diamante que está sob o vidro de proteção.

O excesso de pó de toner e seu contato na placa pode comprometer a peça e causar curto-circuito. No pó, existe material ferroso que pode ligar os pulsos elétricos de do positivo do circuito integrado da placa com o aterramento, isto é, curto-circuitar. Todo pó de toner tem elementos ferrosos em seu interior e isso é necessário para a movimentação deste pó e permitir que o mesmo "grude" no papel e passe no fusor para derreter e sair a impressão. O pó é como se fosse a tinta de uma impressora jato de tinta.

Mais à frente será explicado o porque se deve ter material ferroso no pó do toner.

Imagem traseira da unidade xerográfica xerox workcentre 6015
Imagem traseira da unidade xerográfica xerox workcentre 6015


A imagem abaixo é a unidade xerográfica já limpa e revisada. Em situações que o pó é liberado desmedidamente, é essencial a limpeza da peça abaixo para impedir impressões com falhas, manchas ou impurezas.

Unidade Xerográfica (Correia e Cilindro) Xerox Phaser 6000 6010 WokCentre 6015
Unidade Xerográfica (Correia e Cilindro) Xerox Phaser 6000 6010 WokCentre 6015


A unidade xerográfica é um nome particular dado pela Xerox a uma peça formada pelo cilindro de impressão e pela correia de transferência, conhecida no mercado de impressão como transfer belt.

A correia de transferência é uma esteira onde o pó é depositado em caracteres, se a impressão for apenas de texto, em imagens, se a impressão for de uma foto, por exemplo, ou em ambas, ou seja, impressão com texto e imagem.

O cilindro é quem tem o papel de formar a imagem. A impressora se chama laser porque o cilindro recebe rajadas de laser que formarão o conteúdo da impressão. O pó do toner, por ser ferroso, se grudará nas linhas onde foram desferidas o laser. É assim que se forma a tipografia da impressão.

A seguir, é mostrado a metade da desmontagem. Em toda a etapa é necessário limpar peça por peça com pano e álcool isopropílico. Como pode-se ver, toda a carenagem de plástico foi retirada e restava uma placa, o motor principal e as chapas de ferro superiores para alcançar a unidade xerográfica, peça que é apontada pelas setas vermelhas.

Carcaça de ferro da Xerox WorkCentre 6015
Carcaça de ferro da Xerox WorkCentre 6015


O cartucho de toner preto, dentre os 4 cartuchos, foi o que mais prejudicou a máquina por liberar o pó do toner inadequadamente em toda a impressora. No compartimento que fica o cilindro magento, por exemplo, estava impregnado com o pó de toner preto. Ao limpar, seu peso caiu de 341 para 307 gramas, uma redução de quase 10%.

Compartimento do cilindro magento
Compartimento do cilindro magento

Em seguida, foi preciso limpar também os compartimentos amarelo, preto e ciano. Faça com atenção, o cilindro é bastante sensível à iluminação e aos toque físicos.

Todas as placas de circuito impresso foram despoluídas. Em qualquer teste, ao remontar uma impressora laser colorida, instale apenas o necessário de peças antes de ligar. E só parafuse depois de testada, assim não perde tempo caso tenha esquecido a conexão de um cabo.

Após religá-la, a impressora apresentou um novo erro, dessa vez, o código foi o 22f00000. 

Erro código 22f00000
Erro código 22f00000
 

Através de uma empresa parceira, conseguimos acesso ao manual técnico e conferimos o código do erro. Este tipo indicava problema na placa controladora. Substituída, a impressora voltou a funcionar perfeitamente.

Ao utilizar consumíveis de qualidade, o preço pode ser superior em 10%, 20% ou 30% a mais do que o "mais barato", contudo, será economizado na mão de obra em futuras manutenções.

Para referência, uma empresa parceira da Info Usado cobraria por este serviço aproximadamente 250,00. Mas ele não atende consumidor final porque é intermediário, neste caso, a empresa que atendeu o consumidor poderá adicionar mais 100,00 ou mais no orçamento que será pago pelo cliente final. Referência usada no mês de novembro de 2022.

É por este motivo que muitas impressoras lasers e coloridas estão sendo abandonadas. Há poucas pessoas capacitadas em manutenção e este artigo foi feito porque havia interesse em aprender mais sobre este tipo de problema e contribuir nos atendimentos quando os clientes solicitavam no chamado.

Levou-se, aproximadamente, 6h para abrir, reparar os 2 erros e remontar.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática

 

Márcio Baldo

Comentários

  1. Anônimo26.2.23

    Cara, tudo bem? Preciso muito de uma ajuda de como limpar essa impressora, a minha está completamente manchando as folhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Infelizmente, não somos assistência técnica. A Info Usado trabalha com peças usadas de procedência de informática. Agradeço o comentário. José

      Excluir

Postar um comentário

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?