O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?

Segunda atualização: 4/7/2023

A especificação 1Rx8 ou 2Rx8 é detalhe bastante interessante de se aprender sobre memórias RAMs

Memória RAM: 1Rx8 ou 2Rx8
Memória RAM: 1Rx8 ou 2Rx8

 

A especificação 1Rx8 ou 2Rx8 levanta dúvidas no momento da compra e é encontrada a partir dos pentes de memórias RAM DDR2, DDR3 e DDR4, PC ou notebook.

Uma curiosidade: o nome correto do pente de memória RAM é módulo de memória RAM. Pente é uma gíria e pegou este nome porque a peça se parece com um pente de pentear cabelo.

Vamos partir do princípio que você já sabe o que é uma memória RAM. Sigamos em frente.

Vamos dividir em duas partes a explicação: 1R ou 2R e x8 (pode encontrar outras variações como x16).


1R ou 2R

O R é de rank e traduzido é classificação. 1R é um módulo de classificação única (single rank) e 2R é módulo de classificação dupla (dual rank). Rank é um bloco de dados com largura de banda de 64 bits (non-ECC) e pode usar parte ou completamente todos os chips do pente para funcionar. Logo, o 2R significa que há dois blocos.

Está confuso sobre os 64 bits? Além de 32 bits, a especificação 64 bits está também presente nos processadores. Continuando.

Teoricamente é correto afirmar que um pente de memória RAM com classificação dupla (2R) é formado por 2 módulos de memória RAM em um único módulo. Mas isso não significa que pentes 2R terão desempenho melhor que 1R.

Aí você pergunta:

"por que eu preciso me preocupar com isso?"

Respondo para você... os fabricantes classificam se 1R ou 2R porque algumas placas-mães não aceitam memórias com classificações diferentes (rank). Por exemplo, uma placa-mãe de PC tem dois slots de memória RAM e é compatível com memórias RAMs 1R e 2R, ou seja, você pode colocar 2 pentes 1R ou 2 pentes 2R, mas poderá colocar apenas 1 pente de classificação quadrúpla (4R).

Esta preocupação é mais comum para técnicos avançados e que lidam com peças de servidores, já que pentes de classificação quadrúpla (4R) é bastante comum nas placas-mães dos servidores, pois tais peças tem requisitos bastante específicos de funcionamento e dificilmente será vendido para usuários domésticos, público este que usa um PC ou notebook para acessar internet ou jogar.

Deste modo, é incorreto dizer que pentes de memórias RAM 1R tem fileira de chips de um lado (single side) e que memórias RAM 2R tem fileiras de chip dos dois lados (dual side). Mesmo que, geralmente, os pentes de memória RAM sigam o padrão acima, tecnicamente, não é algo verídico.


x8 (pode encontrar outras variações como x16)

O x8 refere-se ao número de bancos de memórias presente no pente. Entende-se por bancos de memória como a unidade lógica de armazenamento que é determinada pelo controlador de memória. Um único pente pode ter 8 bancos ou mais como 16.

Um banco de memória é a quantidade mínima e suficiente que atenda a necessidade de um processador quanto à sua largura de banda e é o número de bancos que definirá quantas classificações (1R, 2R) terá um pente de memória e também o número de chips. Isso sempre será definido pela equipe da engenharia da fabricante. Você já irá entender.

Como este artigo é direcionado para usuários que compram peças para uso doméstico (non-ECC, se fossem pentes ECC teriam largura de 72 bits), a largura de banda é de 64 bits. Logo, faremos alguns cálculos para você compreender ainda este tópico.

Como já sabemos que os pentes operam em 64 bits, quantas classificações (1R, 2R) deverá ter um pente x8 (oito bancos de memórias) com 8 chips?

8 x 8 = 64. Como um 1R opera em 64 bits: 64 / 64 = 1. Ou seja, 1 classificação (1R). Veja a fotografia do pente de memória RAM de notebook da marca Smart DDR3 de 2Gb e 1333Mhz.

Frente da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1333Mhz
Frente da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1333Mhz 1Rx8



Traseira da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1333Mhz
Traseira da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1333Mhz 1Rx8



E um pente x8 (oito bancos de memórias) com 16 chips?

8 x 16 = 128. Como 1R opera em 64 bits: 128 / 64 = 2. Ou seja, 2 classificações (2R). Veja a imagem do pente de memória RAM de notebook da marca Smart DDR3 de 2Gb e 1066Mhz.

Frente da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1066Mhz 2RX8
Frente da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1066Mhz 2RX8


Traseira da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1066Mhz 2RX8
Traseira da memória RAM notebook Smart DDR3 2Gb 1066Mhz 2RX8



E um pente x16 (16 bancos de memórias) com 4 chips?
16 x 4 = 64. Como 1R opera em 64 bits: 64 / 64 = 1. ou seja, 1 classificação (1R). Veja a imagem abaixo do pente de memória RAM de PC da marca HBS DDR3 de 1Gb e 1333Mhz.

Frente da memória RAM PC HBS DDR3 1Gb 1333Mhz 1Rx16
Frente da memória RAM PC HBS DDR3 1Gb 1333Mhz 1Rx16
 


Traseira da memória RAM PC HBS DDR3 1Gb 1333Mhz 1Rx16
Traseira da memória RAM PC HBS DDR3 1Gb 1333Mhz 1Rx16


1Rx8 e 2Rx8 são compatíveis entre si?

Na maioria dos casos, sim! Em outras pouquíssimas vezes, a placa-mãe pode não dar vídeo. Uma vez tivemos uma placa-mãe da Asus e soquete AM2 que aceitava apenas módulos de memórias RAM 1Rx8, bastante raro.

Para evitar qualquer problema, acesse as especificações da sua placa-mãe e confira em Suporte (ou Support) a lista das memórias RAMs compatíveis.

Comente abaixo suas experiências.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento sobre informática. A Info Usado comercializa peças usadas para informática
 
 
Márcio Baldo.

Comentários

  1. Simples e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Único lugar onde encontrei explicação adequada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Artigo muito útil e bem redigido, parabéns Márcio Baldo.

    ResponderExcluir
  4. Se usar 1Rx8 e 2Rx8, com todo o resto sendo igual de especificações. Tem algum problema ? Perde alguma perfomance ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Nunca tive problemas de incompatibilidade entre 1Rx8 e 2Rx8. É mais comum de não dar vídeo quando as memórias são de frequências diferentes quando instaladas na mesma placa-mãe. Por exemplo: 1 pente de 1333Mhz e outro de 1600Mhz, ambos DDR3.

      Márcio Baldo

      Excluir
  5. Comprei uma memória 1r x 8, porém, o encaixe não confere na hora de colocar na placa mãe, pois, a que estava é 2r x 8. Não posso colocar virada para trás, ou posso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O conteúdo deste tópico é referente ao rank da memória RAM e não é um critério da engenharia da memória RAM: DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4. Recomendo conferir novamente com o vendedor para identificar qual foi a recomendação de compatibilidade de placas-mães que o mesmo passou e se houve ou não algum equívoco. José

      Excluir
  6. Fernando8.6.22

    Matéria muito bem redigida e pontual.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Meu notebook tem uma 1Rx16 (2133mhz) e eu gostaria de saber se eu posso usar uma 2Rx8 (2166mhz) tanto sozinha quanto junto com a atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu Marcos. Esta informação estará no manual do notebook. Só procurar o download na internet. Se não tiver essa informação no notebook, deverá consultar um técnico para conferir o código da placa-mãe. Ou tentativa e erro com os módulos de memórias

      Excluir
    2. Ah tudo bem então. Muito obrigado pela ajuda ✌️

      Excluir
  8. Eu estou tendo problema com MacBook e estou achando q o problema é esse. São duas memórias só q 1 é 1R e outro 2R. Tirei a 1R e agora parece q não tá dando mais problemas. Eu não fazia ideia dessa diferença aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu Marcel. Fico feliz em ter resolvido seu problema. José

      Excluir
  9. Anônimo7.7.22

    Belo Artigo, parabens! solucionou minhas dúvidas. Estava prestes a comprar um módulo de memória, e a única especificação que não batia era isso, e fiquei com medo de não ser compatível, li nas especificações de suporte da placa-mãe e vi que vai dar certo.
    MUITO BOM. MUITO BEM EXPLICADO, E SEM ENROLAÇÃO!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12.7.22

    Qual a vantagem ou diferença da 2r8? Nos exemplos foram usados apenas modulos 1r. Está atualmente havendo uma discussão (devido a falta de chips, as marcas estão enviado notebook com memorias 1r16 e estão apresentando desempenho pior). Seria legal fazer um update no artigo abordando isso. Poucos lugares descrevem a questão com detalhes técnicos como o seu. Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Obrigado pelo comentário.
      No texto menciona não haver vantagem entre 2R e 1R, pois é projeto mesmo. As fabricantes da memória RAM não têm acesso ao esquema das placas-mães, pois são diferentes empresas. Alguns técnicos possuem os esquemas elétricos porque são documentos vazados.
      Creio ter algum equívoco, no conteúdo foi abordado tanto módulos 1R quanto 2R.
      Sobre a falta de circuitos integrados, isso é uma causa da paralisação das indústrias por causa da pandemia. Até alguns meses, algumas cidades chinesas que é onde há uma parcela dessas fábricas, ainda estavam em lockdown. E a lógica é simples, sem componentes, as empresas de memória RAM precisarão utilizar menos matéria-prima.
      José

      Excluir
  11. Excelente explanação, explicação e exemplificação desse conteúdo. Aprendi bastante, pois até então, eu era completamente leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu Tales. Obrigado pelo comentário. José

      Excluir
  12. Tive problema de incompatibilidade entre '1Rx8' e '2Rx8' eu tenho uma de 4gb 2rx8 16 chips comprei outra das mesmas especificacão da minha, e me mandaro essa "1rx8 8 chips" coloquei em dual-channel mais não deu video, coloquei sozinha e nada troquei de slot mesma coisa agora não sei se meu notebook asusk43u só e compativel com 2rx8 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Animax. Recomendo levar na assistência técnica que comprou o notebook e o módulo de memória RAM para os devidos testes por parte do seu fornecedor. José

      Excluir
    2. Opa já devolvi a memoria pra loja veio errada e estragada por isso não deu video se vc estiver uma compativel pra mim igual a essa : 4GB DDR3 SDRAM / SO-DIMM / DDR3-1333 / PC3-10600 1.5 V 2rx8 . estou a procura

      Excluir
    3. Olá, Animax. Infelizmente, não tenho mais em estoque memórias DDR3 4Gb sob qualquer especificação. Sem previsão de estoque. José

      Excluir
  13. Anônimo29.11.22

    Boa tarde, eu acabei não entendendo a diferença das configurações na prática. Um 1Rx8 é melhor do que um 1Rx16? Entre um 1Rx8 e um 2Rx8, qual seria melhor? Onde eu veria qual é a melhor configuração para o meu notebook?
    Encontrei muito conteúdo na internet falando sobre o R(rank) ser single ou dual, e fazendo a diferença de desempenho entre de 1 memória ram de 8gb (1R) x 2 memórias ram de 4gb (2R), alegando (frente a isso) que 2R seria melhor que 1R.
    Só que pelo que entendi, o rank não é isso de usar uma ou duas memórias, e sim na quantidade de chips; esses conteúdos acabam se esbarrando a atrapalhando o entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Como vai? A maioria das suas perguntas são respondidas no artigo do seu Márcio. Recomendo a leitura do material na íntegra para o entendimento. Sobre a visualização da melhor configuração para o notebook pode ser visto no manual que pode ser baixa na internet.
      Outro fator de desempenho da memória RAM é predominante na frequência. Sobre a quantidade de chipas, isto também é abordado na material acima.
      Agradeço o comentário. José

      Excluir
  14. Anônimo28.12.22

    Parabéns pela publicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Agradeço o comentário. José

      Excluir
  15. No caso tenho uma 4gb 2rx8. Posso colocar + uma de 1rx8 juntas, tendo 2 slots ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Essa informação é dada pela própria placa-mãe. Este outro artigo explica como obter a informação: https://blog.infousado.com.br/2020/10/saiba-se-placa-mae-e-memoria-ram-sao.html

      Excluir
  16. Anônimo10.5.23

    O que significa sa2-11 em um módulo de memória RAM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Infelizmente, não sei informar. Att. José.

      Excluir
  17. Anônimo28.9.23

    Melhor explicação, estao de parabéns. Que venham mais conteudos assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Agradeço o comentário. Att. José

      Excluir
  18. Anônimo4.12.23

    Olá, tenho uma dúvida sobre o dual chanel, se eu colocar uma memória 1rx8 e outro modulo 2rx8 a dual channel ira funcionar normalmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Esta informação está no manual da placa-mãe o que deve ser seguida. Att. José

      Excluir
  19. Anônimo4.12.23

    Dual chanel funciona se colocar 1rx8 junto com uma 2rx8 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Depende da placa-mãe. É uma informação que estará no manual. Att. José

      Excluir
  20. Muito bom, melhor explicação sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Agradeço o comentário. Att. José

      Excluir
  21. Anônimo18.2.24

    Depois de comprar memórias para um computador Dell por 2x sem dar vídeo, eis a solução.
    Muito obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Agradeço o comentário e fico feliz que tenha conseguido resolver seu problema. Att. José

      Excluir

Postar um comentário

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?