Como resolver o superaquecimento do processador de notebook?

Segunda atualização: 13/7/2023

O problema de superaquecimento em notebooks é habitual de ser encontrado

Dissipador de calor do processador de notebook
Dissipador de calor do processador de notebook


Entrou um notebook que dava vídeo, mas reiniciava. Mesmo com todas as tensões e uma carcaça impecável, o reinício se dava antes de carregar o Windows. Um sintoma que pode ser superaquecimento.

Demorou, mas foi descoberto. O problema? O cooler e o dissipador foram mal instalados e ficou uma fresta de 3mm. O vento não passava pelas lâminas de alumínio que ajudam na dissipação do processador e da PCH (Platform Controller Hub).

Para quem não sabe, o cobre tem maior potencial de dissipação de calor que o alumínio e o cobre é quem, geralmente, fica encostado nos dois componentes acima. Obviamente, o alumínio deve estar fixado no cobre para abosorver o calor deste e o cobre absorve calor da placa.

Se você foi um aluno que concluiu o Ensino Médio, deve ter aprendido o conteúdo transferência de calor na disciplina Física. Já questinou a importância dessas matérias na "vida prática"? Eu nunca imaginei que seria útil na minha profissão.

Chega de devaneios. Continuando...

A imagem abaixo mostra um calço com papel dobrado para fazer um experimento e identificar o problema rapidamente. Em assistência técnica, assim como em outras áreas de negócios, ganhar tempo ajuda a ter mais resultados. E identificar a causa é ter 50% do problema resolvido.

Calço de papel para levantar as lâminas do alumínio
Calço de papel para levantar as lâminas do alumínio


Depois disso, não reiniciou mais. Como o dissipador estava alinhado com a "boca" do exaustor do cooler, todo o volume de ar passou a ser aproveitado.

Para quem não trabalha com manutenção, essa fresta fez muita diferença. Como cada vez mais as fabricantes de notebook querem diminuir o tamanho do equipamento, por outro lado, precisam aumentar a eficiência do mesmo. E aqui entra o cooler e o dissipador. Com dissipadores menores, o cooler precisa ter maior efetividade e alguns chegam a ter 10.000 rotações por minuto (RPM). Tenha ideia de que alguns carros populares tem 3.500 RPM no motor.

A diferença é gritante.

 

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Márcio Baldo

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