Notebook reiniciando? Pode ser superaquecimento. Veja

Olá.

Entrou um notebook que dava vídeo, mas reiniciava. Mesmo com todas as tensões e uma carcaça impecável, o reinício se dava antes de carregar o Windows. Um sintoma que pode ser superaquecimento.

Demorou, mas foi descoberto. O problema? O cooler e o dissipador foram mal instalados e ficou uma fresta de 3mm. O vento não passava pelas lâminas de alumínio que ajudam na dissipação do processador e da PCH (Platform Controller Hub). Para quem não sabe, o cobre tem maior potencial de dissipação de calor que o alumínio e o cobre é quem, geralmente, fica encostado nos dois componentes acima. Obviamente, o alumínio deve estar fixado no cobre para abosorver o calor deste e o cobre absorve calor da placa.

Veja a imagem abaixo.




Se você foi um aluno que concluiu o Ensino Médio, deve ter aprendido o conteúdo transferência de calor na disciplina Física. Já questinou a importância dessas matérias na "vida prática"? Eu, sim, e não imaginava que seria útil na minha profissão.

Chega de devaneios. Continuando...

A imagem abaixo mostra um calço com papel dobrado para fazer um experimento e identificar o problema rapidamente. Em assistência técnica, assim como em outras áreas de negócios, ganhar tempo ajuda a ter mais resultados. E identificar a causa é ter 50% do problema resolvido.





Depois disso, não reiniciou mais. Como o dissipador estava alinhado com a "boca" do exaustor do cooler, todo o volume de ar passou a ser aproveitado.

Para quem não trabalha com manutenção, essa fresta faz muita diferença. Como cada vez mais as indústrias de notebook querem diminuir o tamanho do equipamento, por outro lado, precisam aumentar a eficiência do mesmo. E aqui entra o cooler e o dissipador. Com dissipadores menores, o cooler precisa ter maior efetividade e alguns chegam a ter 10.000 rotações por minuto (RPM). Tenha ideia de que alguns carros populares tem 3.500 RPM. A diferença é gritante.

Notebook montado corretamente e mais um equipamento disponível para venda na loja da Info Usado. Precisa de peças usadas de informática? Enviamos para todo o Brasil e temos contrato com 3 transportadoras. Visite a Info Usado em https://www.infousado.com.br/

 

Retratação em 31/12/2020 às 12h12

O notebook não reiniciava devido ao superaquecimento. Não ficou claro, mas o notebook desligava como proteção e corrompia os arquivos do Windows. Após isso, o looping era infinito de reiniciar porque o sistema operacional estava deteriorado.


Márcio

Comentários