Regulador de tensão esquentando pode ser a ponte sul em curto

Olá

A maioria das placas-mãe com barramento DDR2 tem dois chipset, ou seja, um conjunto de circuitos que forma apenas um circuito integrado (CI) maior, conforme pode ser visto na imagem abaixo que é a ponte sul.



Na imagem abaixo, além da ponte sul que está do lado direito, temos a ponte norte que fica no lado esquerdo com um dissipador de alumínio em cima e no meio temos o processador com um dissipador e um cooler.



A ponte norte lida com o gerenciamento das "memórias mais rápidas" como controlar as memórias RAMs e da placa de video PCIe ou AGP. Dependendo da placa-mãe, o processador pode abosorver uma das funções ou as duas. Se for as duas, a ponte norte não terá importância e será eliminada da placa-mãe.

A ponte sul controla as "memórias mais lentas" como portas USB, portas sata, som e áudio onboard e portas PCI.

Se reparar bem na primeira imagem, há uma mancha sobre a ponte sul. Isso foi um sintoma de superaquecimento. Ainda na imagem, verá que há um componente preto com três "perninhas" ao lado do dissipador do processador e entre os capacitores verde e preto, é um regulador de tensão.

Este regulador de tensão é responsável em converter 5V e gerar 3,3V para alimentar a ponte sul. Como a placa-mãe VS Company AD330 não ligava, imaginou-se que era o regulador que estava em curto. Na saída, estava saindo 1,5V. Ao retirar, foi conferido que o mesmo estava em perfeito estado e gerando os 3,3V.

Assim sendo, era a ponte sul que estava em curto. Ela foi retirada e o curto da linha de 3,3V sumiu.

As placas-mães que passam pela assistência técnica da Info Usado e tem defeito em algum dos chipsets, não são reparadas devido não trazer retorno financeiro e ter a garantia a ser dada ao cliente de 90 dias. Diante disso, estas placas com este defeito são direcionadas para o descarte.

Precisa de peças usadas de informática? Enviamos para todo o Brasil e com contrato com 3 transportadoras. Visite a Info Usado em https://www.infousado.com.br/



Márcio

Comentários

Postar um comentário