Como encontrar e instalar o driver de rede de uma placa-mãe de PC?

Primeira atualização: 4/7/2023

Aprenda como encontrar mais facilmente o driver de rede de placas-mães de PC

Porta de rede de uma placa-mãe de PC
Porta de rede de uma placa-mãe de PC

 

A dificuldade em instalar driver de rede em placas-mães é enfrentada por diversos usuários. Vamos ao que importa.

A rede onboard é a porta RJ45 onde é conectado aquele cabo azul (ou amarelo ou vermelho) da internet. Mesmo que a placa-mãe seja Asus, Gigabyte, MSI e entre outras, você entrará no site da fabricante e fará o download. Na maioria dos casos, dará certo.

E quando não der? Então siga com a leitura e você resolverá seu problema. Obviamente, o CI (Circuito Integrado) controlador da rede onboard da sua placa-mãe precisa estar em perfeitas condições. Para sanar esta dúvida, deixe um técnico fazer o diagnóstico.

"E por que o driver de rede baixado do site da fabricante às vezes não funciona"?

Isso, às vezes, ocorre porque o driver hospedado no site da fabricante da placa-mãe está desatualizado ou incompleto ou errado ou não disponível para a versão do seu sistema operacional. Então, baixe o driver do fabricante do próprio CI controlador de rede. Aqui, chamaremos apenas de CI da rede.

Uma curiosidade é que as fabricantes de placas-mães são na verdade montadoras de placas-mães. Estas indústrias não tem capacidade e nem experiência tecnológica para fabricar todos os componentes como o CI de áudio, o CI de gerador de clock, o CI da PCH e entre outros. É mais fácil e barato terceirizar a produção desses CIs e comprá-los quando realizar a montagem da placa-mãe. Até a própria montagem pode ser terceirizada como a Positivo fez por muitos anos.

Digite no Google a marca e o modelo da sua placa-mãe e acesse a página da fabricante.

Algumas fabricantes de placas-mães como a Gigabyte disponibilizam a marca e modelo do CI de rede no próprio datasheet. E ter no datasheet a marca e modelo do CI de rede facilita bastante o trabalho porque é só digitar no Google assim: download driver marca X modelo Y.

No nosso exemplo, a utilizei como exemplo a placa-mãe ASRock A55M-VS. Na imagem abaixo mostra a marca e modelo do CI de rede: Realtek RTL8105E. 

ASRock A55M-VS
ASRock A55M-VS

Vá no Google e digite: download driver realtek rtl8105e windows 10. Obviamente, se estiver usando o Windows 7, você deixará o 7 no lugar do 10, e assim para outras versões do Windows. O retorno do resultado do Google mostrará no primeiro link o site da Realtek. Baixe e instale o driver.

E se sua placa-mãe não tiver o datasheet e nem manual disponível? Sem problemas, é fácil descobrir. Abra a tampa do gabinete e veja na parte traseira da placa-mãe que é onde ficam os conectores USB, VGA, PS2 mouse e teclado, rede e audio. Conforme a imagem abaixo, o círculo vermelho identifica o CI de rede. A marca e modelo Realtek RTL8105E estará impresso nele.

Posição do CI de rede da placa-mãe ASRock A55M-VS
Posição do CI de rede da placa-mãe ASRock A55M-VS


Assim sendo, você conseguirá usar a internet novamente através do cabo RJ45. E se tudo isso não der certo? Aí é recomendado desinstalar todos os drivers instalados anteriores e tentar o processo acima novamente.

Mesmo assim não deu? Leve para uma assistência técnica.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?