Dificuldades em encontrar driver de rede da placa-mãe? Aprenda


 

Oi.

A dificuldade em instalar driver de rede em placas-mães é enfrentada por diversos usuários e o pedido é recorrente e feito no canal do Youtube da Info Usado. Caso goste de videos demonstrativos sobre peças de informática, inscreva-se clicando aqui.

Vamos ao que importa.

A rede onboard é a porta RJ45 onde é conectado aquele cabo azul (ou amarelo ou vermelho) da internet que vem da ADSL, rádio ou fibra óptica. Mesmo que a placa-mãe seja Asus, Gigabyte, MSI e entre outras, você entrará no site da fabricante e fará o download. Na maioria dos casos, dará certo.

E quando não der? Então siga com a leitura e você resolverá seu problema, obviamente, se o CI (Circuito Integrado) controlador da rede onboard da sua placa-mãe estiver em perfeitas condições.

E por que o driver de rede baixado do site da fabricante às vezes não funciona?

Se dá porque o driver hospedado no site da fabricante da placa-mãe está desatualizado ou incompleto ou errado ou não disponível para a versão do seu Windows (ou outro sistema operacional como Linux). Então, baixe o driver do fabricante do próprio CI controlador de rede. Aqui, chamaremos apenas de CI da rede.

Uma curiosidade é que as fabricantes de placas-mães são na verdade montadoras de placas-mães. Estas indústrias não tem capacidade e nem experiência tecnológica para fabricar todos os componentes como o CI de áudio, o CI de gerador de clock, o CI da PCH e entre outros. É mais fácil e barato terceirizar a produção desses CIs do que gerenciar várias fábricas ao mesmo tempo.

Usaremos a placa-mãe ASRock A55M-VS para mostrar como encontrar o driver. Neste link, você estará no datasheet do modelo. Algumas fabricantes de placas-mães como a Gigabyte disponibilizam a marca e modelo do CI de rede no próprio datasheet, o que não é o caso da A55M-VS. E ter no datasheet a marca e modelo do CI de rede facilita bastante o trabalho porque é só digitar no Google assim: download driver marca X modelo Y

No nosso exemplo, a A55M-VS tem a marca e modelo no manual. Baixe ele aqui e vá na página 6. Na tabela Specifications (tradução é Especificações), veja a linha LAN. Lá estará a marca Realtek e modelo RTL8105E.

Vá no Google e digite: download driver realtek rtl8105e windows 10. Obviamente, se estiver usando o Windows 7, você deixará o 7 no lugar do 10, e assim para outras versões do Windows. O retorno do resultado do Google mostrará no primeiro link o site da Realtek. Baixe e instale o driver.

E se sua placa-mãe não tiver o datasheet e nem manual disponível? Sem problemas, é fácil descobrir. Abra a tampa do gabinete e veja na parte traseira da placa-mãe que é onde ficam os conectores USB, VGA, PS2 mouse e teclado, rede e audio. Conforme a imagem abaixo, o círculo vermelho identifica o CI de rede. A marca e modelo Realtek RTL8105E estará impresso nele.




Assim sendo, você conseguirá usar a internet novamente através do cabo RJ45. E se tudo isso não der certo? Aí é recomendado desinstalar todos os drivers instalados anteriores e tentar o processo acima novamente. Mesmo assim não deu? Leve para uma assistência técnica.

Precisa de peças usadas e testadas para informática? Visite a Info Usado em: https://www.infousado.com.br/. Garantia de 90 dias e acompanha nota fiscal.



Márcio

Comentários