Erro 950.10 NVRAM mismatch em impressoras lexmark

Segunda atualização: 7/4/2023

O erro 950.10 NVRAM mismatch é um defeito enfrentado ao lidar com impressoras lasers da marca Lexmark quando há substituição de peças

Erro 950.10 NVRAM Mismatch em Impressoras Lexmark
Erro 950.10 NVRAM Mismatch mostrado no display de uma mpressora laser Lexmark

O que é NVRAM Mismatch?

Antes de tudo, vamos entender o que é a NVRAM. Sigla de Non-Volatile Random Access Memory, em tradução livre é memória de acesso aleatório não volátil. Ou seja, diferente da memória RAM (Random Access Memory) que é uma tecnologia dos módulos para PC e notebook (DDR1, DDR2, DDR3 e etc), esta memória não é perdida ao se desligar a impressora. Em alguns modelos de impressoras da Lexmark, a NVRAM é o firmware do próprio equipamento.

O firmware é o regente e ele define como toda a impressora irá funcionar. Neste caso, o software controla o hardware e, geralmente, apenas a fabricante tem acesso a este programa. Se danificar o circuito integrado que salva o firmware ou mesmo corromper o arquivo em uma queda de energia elétrica, se não encontrar na internet algum site que tenha hospedado o mesmo, sua impressora não terá mais utilização. É como se apagasse toda a memória de uma pessoa o que culminaria na mesma viver em estado vegetativo.

Como dito, a NVRAM é gravada em um circuito impresso que está placa lógica, na placa de interconexão (ou placa controladora) e até no painel de tarefas. Por isso, fique sempre ligado quando for fazer manutenção nos modelos desta fabricante. O desconhecimento é o que pode favorecer o surgimento do erro acima. Mais à frente você entenderá.

mismatch é incompatibilidade em português.


O que significa o erro 950.10 NVRAM Mismatch?

Vamos lá... Este conteúdo estava salvo no próprio suporte da Lexmark e quando este artigo foi escrito, era acessível e o link estava aqui disponível. Mas como a fabricante removeu o material, tive que remover o site.

Na época, a empresa citava duas as causas mais comuns de surgir a mensagem 950.10 NVRAM Mismatch:

- Substituição da placa lógica;

ou 

- Troca da placa de interconexão (placa controladora). 

O erro 950.10 NVRAM Mismatch surge por esta alteração de uma outra placa porque ambas tem alguma linha de código do firmware que identifica uma e outra. Mesmo que ambas as placas sejam retiradas de uma impressora que funciona e colocada na danificada, a mensagem pode surgir porque a placa lógica e placa de interconexão estão ligadas através do programa. Diante do conflite, a impressora para e entende que há algo errado.

Pode ser uma tentativa da Lexmark de evitar manutenções? Não sei. Acredito que não, mas aproveitei esta curiosidade e mandei uma email ao suporte da empresa questionando isso.

Se me responderem, colocarei aqui a mensagem na íntegra. O email foi enviado no dia 16 de janeiro de 2023 por volta das 11h do horário de Brasília.

O erro 950.10 também pode surgir de outras causas relacionadas à placa lógica como:

- Memória flash corrompida;

- Placa de rede com defeito; e

- Falta de módulo de memória RAM. 

 

Como resolver?

Uma das formas de solucionar é limpar a NVRAM e restaurar as funções de fábrica da impressora. Na época do link mencionado acima, a Lexmark tinha o procedimento de operação-padrão, mas isso pode ser conseguido ao entrar no menu da impressora e encontrar a opção.

Se não resolver, será incompatibilidade do firmware da placa lógica com as outras placas, como falado no anteriormente. A placa do painel de tarefas também pode gerar a mensagem. Veja, por exemplo, a impressora laser Lexmark E450dn, ela tem a placa lógica, mas não tem a placa de interconexão. A inconpatibilidade da NVRAM erro 950.10 será entre a lógica e o painel de tarefas.

Mesmo que retire uma placa lógica em perfeito estado de uma E450dn e instale em outra, há chances de termos o 950.10, isto é, devido as peças serem de versões diferentes da NVRAM. E a solução neste caso é também trocar o painel de tarefas pelo painel da mesma impressora que foi retirada a placa lógica. Outra opção é copiar o firmware da placa lógica substituída e regravar na substituta e assim para as demais placas.

Este último procedimento exigirá ter um gravador compatível com o circuito integrado soldado em ambas as placas e, obviamente, orar para que o arquivo esteja intacto em pelo menos uma única impressora.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

  1. Marcio muito obrigado pela grande ajuda, já tinha noção deste problema mas havia me esquecido destes detalhes, da não compatibilidade de placa logica com painel de controle. Ao substituir a logica da minha X656 apresentou este problema, pois deveria ter substituido painel juntamente.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28.7.22

    Fiz a troca tanto da plca logica como do painel e nada x646e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. No conteúdo acima é explicada outras formas de resolver o Erro 950.10 NVRAM mismatch. José

      Excluir
  3. Boa noite. Cara, estou lascado com uma impressora com este problema, fiz a troca do mesmo e não sabia desse detalhe, da uma força ai, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos. Precisa seguir o que está explicado no conteúdo devido a compatibilidade das peças e seu característico firmware. Agradeço o comentário. José

      Excluir

Postar um comentário

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?