Notebook desligava por causa do cooler defeituoso do processador

Olá

Um notebook Positivo Premium Sim+ com código da placa-mãe 15BFC2-01100 entrou na bancada e ele se desligava, mesmo com as temperaturas dentro do limite tolerável.



O técnico supôs que o desligar era sintoma de superaquecimento. Nenhum componente esquentava na placa como capacitores, transistores e mosfets, não havia curtos, os sinais digitais estavam normais, substituiu o processador, conferiu o ESR dos capacitores da linha VCore e regravou o arquivo da BIOS, e nada deu certo.

O cooler do processador foi a única peça que não fora substituída porque rodava. Nesta placa-mãe, o conector fêmea do cooler é de dois fios: positivo e negativo. Não foi levantada a suspeita de ser ele devido a inexistência do fio de leitura da rotação e do fio de controle da velocidade.

Feita a troca do cooler, a placa-mãe parou de se desligar e foi resolvido. Não sabemos explicar a razão, a hipótese era que o cooler poderia estar consumindo corrente a mais do que o admissível pela placa.

Precisa de peças usadas de informática? Enviamos para todo o Brasil e com contrato com 3 transportadoras. Visite a Info Usado em https://www.infousado.com.br/



Márcio

Comentários