Cooler com defeito desligava notebook

Primeira atualização: 4/7/2023

Pequenas peças como o cooler também são capazes de desligar um notebook se estiverem com defeito


Um notebook Positivo Premium Sim+ com código da placa-mãe 15BFC2-01100 entrou na bancada e ele se desligava, mesmo com as temperaturas dentro do limite tolerável.

Placa-mãe de notebook Positivo Premium Sim+
Placa-mãe de notebook Positivo Premium Sim+


O técnico supôs que o desligar era sintoma de superaquecimento. Nenhum componente esquentava na placa como capacitores, transistores e mosfets. Não havia curtos e os sinais digitais estavam normais. O processador foi substituído e todos os capacitores capacitores da linha VCore estavam com ESR baixo. 

Até mesmo a BIOS foi regravada e nada resolveu.

O cooler do processador foi a única peça que não fora substituída porque rodava. Nesta placa-mãe, o conector fêmea do cooler é de dois fios: positivo e negativo. Não foi levantada a suspeita de ser ele devido a inexistência do fio de leitura da rotação e do fio de controle da velocidade.

Feita a troca do cooler, a placa-mãe parou de se desligar e foi resolvido. Não sabemos explicar a razão, a hipótese era que o cooler poderia estar consumindo corrente a mais do que o admissível pela placa no conector e isto poderia estar servindo de alerta para o Super I/O.

Espero que possa ajudar você a resolver seu problema.

 

Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.

Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.

Márcio Baldo

Comentários

Mais lidos:

LISTA de TODOS os CÓDIGOS e BIPES de ERROS das principais marcas de PLACAS-MÃE de PC

Como saber se placa de vídeo é compatível com a placa-mãe?

O que é o 1Rx8 e 2Rx8 em memórias RAM?