O que é o non-ECC nas memórias RAMs do PC e notebook?
Primeira atualização: 4/7/2023
Além do 1Rx8 e 2Rx8, o non-ECC também gera dúvidas nos usuários
Abaixo é mostrado uma imagem de um manual de uma placa-mãe de PC com o non-ECC.
O que é isso?
non-ECC |
Antes de entrar na definição do que é o non-ECC, vamos separar as memórias RAMs em dois grupos de uso para facilitar a compreensão:
1. uso doméstico;
2. uso profissional
As de uso doméstico são memórias RAMs usadas em computadores ou notebooks com a finalidade de usar sistemas gerenciais e serviços de escritório em pequenas empresas, jogar jogos eletrônicos, editar textos, videos, áudios e outras finalidades.
Nesta classe, se um eventual erro for enviado para memória RAM, pode ocasionar travamentos nas aplicações e até mesmo desligar o dispositivo. Não causará prejuízos ao usuário porque é somente ele reiniciar e recomeçar a aplicação.
Porém, os infortúnios citados acima são inimagináveis para servidores, computação em nuvem e supercomputadores que rodam 24 horas por dia e recebem simultaneamente acesso de milhões de pessoas. Já pensou se o servidor de um banco digital se desligar?
Uma pequena paralização gera prejuízos financeiros ou perca de dados críticos em empresas, governos e outras instituições que fazem uso em massa de armazenagens.
Se você já sente uma dor de cabeça quando um HD estraga e perde todos os arquivos, imagina para grandes negócios o transtorno causado. E é neste cenário que entra as memórias ECC, sigla de Error Checking and Correction. Em tradução livre, Verificação e Correção de Erros.
Memórias com este recurso conseguem corrigir bits e evitar o travamento do sistema de modo a mantê-lo o mais estável possível e sem paradas indesejadas nos momentos mais críticos. E a própria memória faz a verificação e correção do dado.
Interrupções elétricas e magnéticas podem afetar os dados enviados para a memória RAM.
Como o bit é o menor dado dentro da informática, são necessários 8 bits para formar 1 byte. No entanto, vamos supor que a letra "a" é enviada em código binário para a memória RAM, logo, a sequência é 0110 0001, mas e se o último bit for alterado, o resultado será 0110 0000 que é um acento grave "`", o mesmo usado nas crases. E isso pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema.
Geralmente, as memórias ECC tem um chip extra e conta com mais bits do que os pentes sem ECC. Assim, faz uma checagem de paridade com a soma de todos os seus bits dentro deste módulo próprio e compara com os bits recebidos. Se encontrar um erro, através de um código, este será corrigido.
No caso acima, caso a memória receba o código binário 0110 0000 erroneamente, fará com que seja revertido para 0110 0001.
E que é o non-ECC? Significa que o pente não tem o recurso ECC. Non é tradução de não. E são estes módulos de memória RAM utilizados por usuários domésticos.
Se gostou ou tem algo para acrescentar, por favor, deixe nos comentários abaixo.
Este é um blog da Info Usado que divulga informações e conhecimento técnico. A Info Usado comercializa peças usadas para informática.
Márcio Baldo
Comentários
Postar um comentário