O que é o non-ECC nas memórias RAMs do PC e notebook?




Olá

Se tem dúvida sobre o que é o 1Rx8 ou 2Rx8 das memórias RAMs, clique aqui.

Antes de entrar na definição do que é o non-ECC, vamos separar as memórias RAMs em dois grupos de uso para facilitar a compreensão:

1. uso doméstico
2. uso profissional

As de uso doméstico são memórias RAMs usadas em computadores ou notebooks com a finalidade de usar sistemas gerenciais e serviços de escritório em pequenas empresas, jogar jogos eletrônicos, editar textos, videos, áudios e outras finalidades e se um eventual erro enviado para memoria RAM causar travamento ou desligar o dispositivo, não causará prejuízos para o usuário.

Porém, os infortúnios citados acima são inimagináveis para servidores, computação em nuvem e supercomputadores que rodam 24 horas por dia e recebem simultaneamente acesso de milhões de pessoas. Uma pequena paralização gera prejuízos financeiros ou perca de dados críticos em empresas, governos e outras instituições que fazem uso em massa de armazenagens.

Se você já sente uma dor de cabeça quando um HD estraga e perde todos os arquivos, imagina para grandes negócios o transtorno causado. E é neste cenário que entra as memórias ECC, sigla de Error Checking and Correction. Em tradução livre, Verificação e Correção de Erros.

Memórias com este recurso conseguem corrigir bits e evitar o travamento do sistema de modo a mantê-lo o mais estável possível e sem paradas indesejadas nos momentos mais críticos. E a própria memória faz a verificação e correção do dado.

Interrupções elétricas e magnéticas podem afetar os dados enviados para a memória RAM. Como o bit é o menor dado dentro da informática, são necessários 8 bits para formar 1 byte. Aqui falamos um pouquinho sobre isso, clique aqui. No entanto, vamos supor que a letra "a" é enviada em código binário para a memória RAM, logo, a sequência é 0110 0001, mas e se o último bit for alterado, o resultado será 0110 0000 que é um acento grave "`", o mesmo usado nas crases. E isso pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema.

Geralmente, as memórias ECC tem um chip extra e conta com mais bits do que os pentes sem ECC. Assim, faz uma checagem de paridade com a soma de todos os seus bits dentro deste módulo próprio e compara com os bits recebidos. Se encontrar um erro, através de um código, este será corrigido. No caso acima, caso a memória receba o código binário 0110 0000 erroneamente, fará com que seja revertido para 0110 0001.

E que é o non-ECC? Significa que o pente não tem o recurso ECC. Non é tradução de não. E são estes pentes os usados para usuários domésticos comentado no início do texto.

Precisa de peças usadas de informática? Enviamos para todo o Brasil e com contrato com 3 transportadoras. Visite a Info Usado em https://www.infousado.com.br/


Márcio

Comentários